PIBID-Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.
UEPB-Universidade Estadual da Paraíba.
História2015
Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação.
Turma:6º Ano
Duração:Duas aulas/40 minutos
Professor Supervisor: Raimundo Candido Teixeira
Junior.
Alunos Bolsistas: Biagio Ítalo Ribeiro
Grisi Paiva.
Sívyla
Sauanny Araújo de Melo.
Monyke do
Nascimento Crispiniano.
Jailson
Cavalcante de Andrade.
Liliane Silva Barbosa.
PLANO DE AULA
1. Tema:
Povos Fenícios.
2. Objetivo geral:
Apresentar aos
educandos as principais características dos povos fenícios possibilitando que
os mesmos possam absorver todas as informações principais como onde surgiu, em
que continente eles viviam na atualidade e todo o desenrolar do surgimento e
termino dessa civilização, não deixando também de apresentar quais eram suas
principais atividades de comercio.
3. Objetivos específicos:
·
Destacar que inicialmente os fenícios
viviam em uma estreita faixa de terra situada entre as montanhas do atual
Líbano e o mar mediterrâneo, característica geográfica que os impediu
naturalmente de se expandir geograficamente.
·
Possibilitar que os educandos saibam
que devido a carência de terras férteis os povos Fenícios se dedicaram
principalmente ao comercio marítimo e á navegação, tendo como principais
objetos de comercio aquilo que produziam como o azeite, cereais, toras de
cedro, tecidos e algodão, e também
produtos de outros povos como o papiro comprado dos egípcios e vendido aos
gregos.
·
Destacar que os
povos Fenícios eram bons artesãos confeccionando perfumes, tecidos entre outros
produtos, tendo como organização política cidades independentes cada qual com
seu próprio governo, e ainda mais mostrar a invenção do alfabeto por parte
deles que surge para suprir as necessidades que todo o complexo sistema de
comercio introduzido por eles precisava principal legado Fenício para a
atualidade.
·
4. Metodologia:
Os alunos como sempre estudaram pelo livro didático pois o mesmo é a
primeira ponte para o primeiro contato deles com o novo tema, tendo o mesmo
sendo abordado por partes e aulas pelo professor supervisor, e logo após as
avaliações por ele feitas entramos com o projeto do PIBID da UEPB que visa
trazer novos recursos que possibilitam um certo tipo de reforço sobre o assunto
ministrado.
5. Recursos didáticos pedagógicos:
Para atingir os objetivos utilizaremos o livro didático ‘História sociedade & cidadania. Edição reformulada’ de História e trabalharemos o capitulo IX, tendo também a utilização
do quadro negro, texto introdutório apresentação de slides, e jogos lúdicos.
6. Avaliação:
Os alunos serão avaliados
de forma contínua, observando sua participação domínio e interação com base na
temática, observaremos também a participação em grupo e o desempenho dos mesmos
durante a realização dos jogos lúdicos, tendo todo esse processo como gerador
de uma cadeia de ensino proveitosa.
7. Referências:
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade &
cidadania. Edição reformulada, 6º ano. 2º Edição. São Paulo: FTD, 2012. Pag. 170-173.
Nenhum comentário:
Postar um comentário