domingo, 18 de outubro de 2015

PLANO DE AULA Tema: Fenícios.

PIBID-Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

UEPB-Universidade Estadual da Paraíba.
História2015
Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação
Turma:6º Ano
Duração:Duas aulas/40 minutos
Professor Supervisor: Raimundo Candido Teixeira Junior
Alunos Bolsistas: Biagio Ítalo Ribeiro Grisi Paiva
                                      Sívyla Sauanny Araújo de Melo
                                      Monyke do Nascimento Crispiniano
                                      Jailson Cavalcante de Andrade
                                   Liliane Silva Barbosa.
                              

PLANO DE AULA

1. Tema:
 Povos Fenícios.

2Objetivo geral:
Apresentar aos educandos as principais características dos povos fenícios possibilitando que os mesmos possam absorver todas as informações principais como onde surgiu, em que continente eles viviam na atualidade e todo o desenrolar do surgimento e termino dessa civilização, não deixando também de apresentar quais eram suas principais atividades de comercio.

3. Objetivos específicos:

·         Destacar que inicialmente os fenícios viviam em uma estreita faixa de terra situada entre as montanhas do atual Líbano e o mar mediterrâneo, característica geográfica que os impediu naturalmente de se expandir geograficamente.

·         Possibilitar que os educandos saibam que devido a carência de terras férteis os povos Fenícios se dedicaram principalmente ao comercio marítimo e á navegação, tendo como principais objetos de comercio aquilo que produziam como o azeite, cereais, toras de cedro,  tecidos e algodão, e também produtos de outros povos como o papiro comprado dos egípcios e vendido aos gregos.

·         Destacar que os povos Fenícios eram bons artesãos confeccionando perfumes, tecidos entre outros produtos, tendo como organização política cidades independentes cada qual com seu próprio governo, e ainda mais mostrar a invenção do alfabeto por parte deles que surge para suprir as necessidades que todo o complexo sistema de comercio introduzido por eles precisava principal legado Fenício para a atualidade.

·         4. Metodologia: 
            Os alunos como sempre estudaram pelo livro didático pois o mesmo é a primeira ponte para o primeiro contato deles com o novo tema, tendo o mesmo sendo abordado por partes e aulas pelo professor supervisor, e logo após as avaliações por ele feitas entramos com o projeto do PIBID da UEPB que visa trazer novos recursos que possibilitam um certo tipo de reforço sobre o assunto ministrado.

5. Recursos didáticos pedagógicos:

Para atingir os objetivos utilizaremos o livro didático ‘História sociedade & cidadania. Edição reformulada’ de História e trabalharemos o capitulo IX, tendo também a utilização do quadro negro, texto introdutório apresentação de slides, e jogos lúdicos.
 6. Avaliação:
Os alunos serão avaliados de forma contínua, observando sua participação domínio e interação com base na temática, observaremos também a participação em grupo e o desempenho dos mesmos durante a realização dos jogos lúdicos, tendo todo esse processo como gerador de  uma cadeia de ensino proveitosa.
 7. Referências:

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania. Edição reformulada, 6º ano. 2º Edição. São Paulo: FTD, 2012. Pag. 170-173.

Nenhum comentário:

Postar um comentário