Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual de Ensino Médio e
Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida – Estadual da Prata
Série: 3º ano do Ensino Médio Turma: A e C Ensino Integral
Data: 27/10/15. Carga horária: 1 aula de 50 minutos.
Professor Supervisor: Eriberto
Souto.
Bolsistas: Ítalo Pereira de Sousa; Jéssica
Kaline Vieira; Juliana Karol de Oliveira Falcão; Juliana Nascimento de Almeida;
Tissiane Emanuella Albuquerque Gomes.
Plano
de aula
Conteúdos
Programáticos:
ü O
populismo no Brasil – 1945-1964.
Problematização:
ü Quais
as características do populismo no Brasil no período que vai de 1945 a 1964 e
quais foram seus efeitos nos âmbitos político, socioeconômico e cultural do
país?
Objetivo
Geral:
ü Compreender
as características e repercussão – política, socioeconômica e cultural – dos
governos populistas no Brasil – 1945-1964.
Objetivos
Específicos:
ü Estudar
as particularidades e desdobramentos do governo de Eurico Gaspar Dutra;
ü Compreender
a volta de Vargas a presidência da República e as características e resultados
de seu novo governo;
ü Entender
as peculiaridades e decorrências do governo de Juscelino Kubitschek.
Justificativa:
Os governos populistas no Brasil
marcaram a história nacional por terem gerado grandes e
profundas mudanças nos meios socioeconômico, político e cultural do país. Nesse
sentido, a utilização do Jogo “O passa ou repassa dos governos populistas –
1945-1964”, enquanto recurso didático, se justifica por possibilitar compreender
de forma dinâmica como as referidas transformações se processaram e
direcionaram o rumo do Brasil.
Metodologia:
ü Revisar
de maneira descontraída o conteúdo estudado através da aula expositiva
dialogada, através do jogo didático “O passa ou repassa dos governos populistas
– 1945-1964”. A partir deste, os jogadores (alunos) devem se esforçar para responder
corretamente as perguntas sobre o assunto constante no jogo e marcar pontos
para a sua equipe.
Recursos
Didáticos:
ü Jogo
didático no qual os jogadores (alunos) precisam responder perguntas – sobre um
conteúdo específico – de forma correta, e dessa forma marcar pontos para sua
equipe, chegando ao final do jogo juntamente com a mesma com o maior número de
pontos.
Referência
Bibliográfica
VAZ, Valéria. Ser Protagonista: História, 3º ano: ensino médio. São Paulo:
Edições SM, 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário