quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Plano de aula: PASSA OU REPASSA DOS GOVERNOS POPULISTAS – 1945-1964

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida – Estadual da Prata
Série: 3º ano do Ensino Médio          Turma: A e C             Ensino Integral
Data: 27/10/15.          Carga horária: 1 aula de 50 minutos.
Professor Supervisor: Eriberto Souto.
Bolsistas: Ítalo Pereira de Sousa; Jéssica Kaline Vieira; Juliana Karol de Oliveira Falcão; Juliana Nascimento de Almeida; Tissiane Emanuella Albuquerque Gomes.

Plano de aula

Conteúdos Programáticos:
ü  O populismo no Brasil – 1945-1964.

Problematização:
ü  Quais as características do populismo no Brasil no período que vai de 1945 a 1964 e quais foram seus efeitos nos âmbitos político, socioeconômico e cultural do país?

Objetivo Geral:
ü  Compreender as características e repercussão – política, socioeconômica e cultural – dos governos populistas no Brasil – 1945-1964.

Objetivos Específicos:
ü  Estudar as particularidades e desdobramentos do governo de Eurico Gaspar Dutra;
ü  Compreender a volta de Vargas a presidência da República e as características e resultados de seu novo governo;
ü  Entender as peculiaridades e decorrências do governo de Juscelino Kubitschek.

Justificativa:
            Os governos populistas no Brasil marcaram a história nacional por terem gerado grandes e profundas mudanças nos meios socioeconômico, político e cultural do país. Nesse sentido, a utilização do Jogo “O passa ou repassa dos governos populistas – 1945-1964”, enquanto recurso didático, se justifica por possibilitar compreender de forma dinâmica como as referidas transformações se processaram e direcionaram o rumo do Brasil.

Metodologia:
ü  Revisar de maneira descontraída o conteúdo estudado através da aula expositiva dialogada, através do jogo didático “O passa ou repassa dos governos populistas – 1945-1964”. A partir deste, os jogadores (alunos) devem se esforçar para responder corretamente as perguntas sobre o assunto constante no jogo e marcar pontos para a sua equipe.

Recursos Didáticos:
ü  Jogo didático no qual os jogadores (alunos) precisam responder perguntas – sobre um conteúdo específico – de forma correta, e dessa forma marcar pontos para sua equipe, chegando ao final do jogo juntamente com a mesma com o maior número de pontos.

Referência Bibliográfica

VAZ, Valéria. Ser Protagonista: História, 3º ano: ensino médio. São Paulo: Edições SM, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário