PIBID-HISTÓRIA-UEPB-2015
UNIVERSIDADE
ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA
INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
ESCOLA: E.E.E.F.M.
PROFESSOR RAUL CÓRDULA
PROFESSORA
SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS BEZERRA
BOLSISTA
PIBIDIANA: RAYSSA EUTÁLIA GURJÃO COUTINHO BORGES
TURMA:
9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO:
AULAS DE 50 MINUTOS
PLANO DE AULA
1.
TEMA
Guerra Fria
2.
EIXO PROBLEMATIZADOR
Como a Guerra Fria
impactou as relações políticas e sociais na segunda metade do século XX?
3. JUSTIFICATIVA
A
Guerra Fria foi um conflito ideológico entre duas superpotências - uma
socialista e a outra capitalista, que buscavam a hegemonia a partir da
dominação e expansão dos seus sistemas tanto militares, como políticos ou
econômicos. Foi nesse período que ocorreram diversos avanços científicos e
tecnológicos. Portanto, é necessário que saibamos os principais avanços e
disputas que se desencadearam entre as lideranças americanas e soviéticas.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Visualizar
através dos desafios, diversos processos, invenções e pesquisas ocorridas
no período da Guerra Fria;
- Responder
cruzadinhas, interpretar imagens, formular frases, questões e ler sobre o conteúdo
da Guerra Fria, através da dinâmica.
5. METODOLOGIA E RECURSOS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Livro didático e textos
sobre o tema, imagens e aplicação da “Pista de Desafios: Guerra Fria” em sala
de aula.
6.
RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·
Livro didático;
·
Textos e imagens:
·
Jogo educativo.
7.
AVALIAÇÃO
·
Pesquisa no livro, leitura de textos e
interpretação de imagens a partir da dinâmica da “Pista de Desafios: Guerra
Fria”
Nenhum comentário:
Postar um comentário