Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
E.E.E.F.M Professor Raul Córdula
Série: 9º ano do Ensino Fundamental
II Turma: E Turno: Tarde
Professor Supervisor (a): Ivanilda Matias
Bolsistas:
Francine Santos
Jéssica Salvino
Leonardo Lira
Rayssa Eutália
Sabrina Lopes
PLANO DE AULA
1. TEMA
A charge na República Velha
2. EIXO PROBLEMATIZADOR
Como as charges eram utilizadas durante a República Velha?
3. JUSTIFICATIVA
Inicialmente,
após a apresentação do texto introdutório, será feito uma breve contextualização
sobre o tema, onde pretendemos iniciar a apresentação com a explanação sobre o
uso de charges durante o período da República Velha, entendendo de certa forma,
o propósito dos cartunistas em publicá-las em muitas revistas e jornais dessa
época. Justamente com os alunos, faremos uma ponte com o conteúdo visto nas
aulas expositivas, mostrando para os alunos que muitas dessas charges retratavam
determinados momentos que marcaram a República Velha, em exemplo a Revolta da
Vacina, a questão do voto de cabresto, a Política do café com leite, entre
outros assuntos. Após a aula expositiva, aplicaremos o jogo (Oito erros), com o
objetivo de auxiliar de forma dinâmica e clara a aula expositiva, assim,
facilitando o fixar do assunto exposto em sala de aula. Isso servirá de “molde”
para a melhor assimilação do conteúdo.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Perceber o objetivo da publicação de charges em meios de
comunicação no período da República Velha
•
Identificar o humor, a crítica, o escarnio e a ironia nas
charges deste período.
•
Analisar algumas charges que foram publicadas pela impressa
brasileira durante essa época.
•
Entender alguns acontecimentos da República Velha que foram retratados
em charges.
5. METODOLOGIA E RECURSOS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Aplicação
de um texto introdutório seguido de uma breve
explicação sobre a mesma. O texto apontará o ano, edição, revista e jornal onde
foram publicadas as charges durante o período da República Velha, sendo assim,
o uso de tal recurso é um meio para que os alunos associem o assunto visto em
aulas anteriores com o papel da impressa brasileira nessa época. Além
disso, utilizaremos o jogo dos Oito erros, que por
meio de análises feita durante o jogo e as produções de charges de autoria da
turma, facilitaremos de forma interativa e dinâmica, um meio de fixar o
do assunto exposto.
6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
•
Câmera
•
Texto introdutório
•
Jogo O oito erros
•
Folhas de oficio
7. AVALIAÇÃO
Análise e
debate sobre as charges apresentadas no jogo
Elaboração
de Charges pelos alunos.
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