sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Plano de Aula - Jogo "Oito Erros"

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
E.E.E.F.M Professor Raul Córdula
Série: 9º ano do Ensino Fundamental II   Turma: E      Turno: Tarde
Professor Supervisor (a): Ivanilda Matias
Bolsistas:
Francine Santos
Jéssica Salvino
Leonardo Lira
Rayssa Eutália
Sabrina Lopes


PLANO DE AULA

1. TEMA

A charge na República Velha

2. EIXO PROBLEMATIZADOR

Como as charges eram utilizadas durante a República Velha?

3. JUSTIFICATIVA

Inicialmente, após a apresentação do texto introdutório, será feito uma breve contextualização sobre o tema, onde pretendemos iniciar a apresentação com a explanação sobre o uso de charges durante o período da República Velha, entendendo de certa forma, o propósito dos cartunistas em publicá-las em muitas revistas e jornais dessa época. Justamente com os alunos, faremos uma ponte com o conteúdo visto nas aulas expositivas, mostrando para os alunos que muitas dessas charges retratavam determinados momentos que marcaram a República Velha, em exemplo a Revolta da Vacina, a questão do voto de cabresto, a Política do café com leite, entre outros assuntos. Após a aula expositiva, aplicaremos o jogo (Oito erros), com o objetivo de auxiliar de forma dinâmica e clara a aula expositiva, assim, facilitando o fixar do assunto exposto em sala de aula. Isso servirá de “molde” para a melhor assimilação do conteúdo.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    Perceber o objetivo da publicação de charges em meios de comunicação no período da República Velha
         Identificar o humor, a crítica, o escarnio e a ironia nas charges deste período.
         Analisar algumas charges que foram publicadas pela impressa brasileira durante essa época.
         Entender alguns acontecimentos da República Velha que foram retratados em charges.

5. METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

Aplicação de um texto introdutório seguido de uma breve explicação sobre a mesma. O texto apontará o ano, edição, revista e jornal onde foram publicadas as charges durante o período da República Velha, sendo assim, o uso de tal recurso é um meio para que os alunos associem o assunto visto em aulas anteriores com o papel da impressa brasileira nessa época. Além disso, utilizaremos o jogo dos Oito erros, que por meio de análises feita durante o jogo e as produções de charges de autoria da turma, facilitaremos de forma interativa e dinâmica, um meio de fixar o do assunto exposto.

6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

         Câmera
         Texto introdutório
         Jogo O oito erros
         Folhas de oficio

7. AVALIAÇÃO

Análise e debate sobre as charges apresentadas no jogo

Elaboração de Charges pelos alunos. 

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