sábado, 31 de outubro de 2015

Plano de Aula - Guerra Fria e a Corrida Armamentista.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA

PROFESSORA SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS BEZERRA
BOLSISTAS: LEONARDO LIRA
                                                                  SABRINA LOPES
                                                                  RAYSSA EUTÁLIA
                                                                  FRANCINE SANTOS

TURMA: 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO: AULA DE 40 MINUTOS

PLANO DE AULA
1. TEMA
Guerra Fria

2. EIXO PROBLEMATIZADOR
De que modo a Guerra Fria conseguiu bipolarizar o mundo?

3. JUSTIFICATIVA
A Guerra Fria tornou as relações entre as nações capitalistas e socialistas bastante conturbadas. Apesar das potências líderes de cada bloco não chegarem às vias de fato, houve sim disputas extremamente intensas pela difusão de suas ideologias, seja por meio das ameaças e propagandas armamentistas, seja pelos meios científico-tecnológicos. Portanto, saber as causas e consequências dessa bipolarização ajudará os alunos a entenderem melhor o contexto da Guerra Fria.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Mostrar como se deu a bipolarização do mundo.
·         Compreender quais eram os principais acordos firmados pelas potências para assegurar suas redes de influência.
·         Identificar as principais nações de cada bloco.


5. METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Haverá na aula a introdução do jogo didático “Guerra Fria: A Corrida Armamentista”, que consiste em um tabuleiro e cartas com perguntas sobre a temática da Guerra Fria. A sala será dividida em 8 grupos, cada grupo composto por 3 alunos. Ficará 2 grupos em cada tabuleiro disputando a hegemonia bélica no planeta, assim como acontecera na Guerra Fria. Vencerá a equipe que conseguir manter o maior número de mísseis nucleares no final do jogo. Lembrando sempre que os alunos poderão pesquisar as respostas em seus livros didáticos, caso não saibam a resposta.

6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·         Jogo Didático
·         Câmera
·         Livro Didático

7. AVALIAÇÃO
·         Participação dos integrantes das equipes no jogo.

8. REFERÊNCIAS
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania. Edição reformulada, 9º ano. 2º Edição. São Paulo: FTD, 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário