UNIVERSIDADE
ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA
INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA
PROFESSORA
SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS BEZERRA
BOLSISTAS:
LEONARDO LIRA
SABRINA LOPES
RAYSSA EUTÁLIA
FRANCINE SANTOS
TURMA: 9º ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO: AULA DE
40 MINUTOS
PLANO DE AULA
1.
TEMA
Guerra Fria
2.
EIXO PROBLEMATIZADOR
De que modo a Guerra Fria
conseguiu bipolarizar o mundo?
3. JUSTIFICATIVA
A
Guerra Fria tornou as relações entre as nações capitalistas e socialistas
bastante conturbadas. Apesar das potências líderes de cada bloco não chegarem
às vias de fato, houve sim disputas extremamente intensas pela difusão de suas
ideologias, seja por meio das ameaças e propagandas armamentistas, seja pelos
meios científico-tecnológicos. Portanto, saber as causas e consequências dessa
bipolarização ajudará os alunos a entenderem melhor o contexto da Guerra Fria.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Mostrar como se deu a bipolarização do
mundo.
·
Compreender quais eram os principais
acordos firmados pelas potências para assegurar suas redes de influência.
·
Identificar as principais nações de cada
bloco.
5. METODOLOGIA E RECURSOS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Haverá na aula a
introdução do jogo didático “Guerra Fria: A Corrida Armamentista”, que consiste
em um tabuleiro e cartas com perguntas sobre a temática da Guerra Fria. A sala
será dividida em 8 grupos, cada grupo composto por 3 alunos. Ficará 2 grupos em
cada tabuleiro disputando a hegemonia bélica no planeta, assim como acontecera
na Guerra Fria. Vencerá a equipe que conseguir manter o maior número de mísseis
nucleares no final do jogo. Lembrando sempre que os alunos poderão pesquisar as
respostas em seus livros didáticos, caso não saibam a resposta.
6.
RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·
Jogo Didático
·
Câmera
·
Livro Didático
7.
AVALIAÇÃO
·
Participação dos integrantes das equipes
no jogo.
8.
REFERÊNCIAS
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História
sociedade & cidadania. Edição reformulada, 9º ano. 2º Edição. São Paulo:
FTD, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário