domingo, 18 de outubro de 2015

TEXTO INTRODUTÓRIO: “Extermínio dos Judeus na 2 ª Guerra Mundial: resultado da intolerância e da falta de respeito à cultura do outro”.

TEXTO INTRODUTÓRIO
“Extermínio dos Judeus na 2 ª Guerra Mundial: resultado da intolerância e da falta de respeito à cultura do outro”.


Extermínio dos Judeus na 2ª Guerra Mundial: resultado da intolerância e da falta de respeito à cultura do outro
No século XX, ocorreu duas grandes guerras mundiais. Chama-se de Guerras Mundiais, pois envolveram muitos países. Uma dessas, a chamada 2ª Guerra Mundial envolveu setenta e duas nações e foi travada em todos os continentes, de forma direta ou indiretamente. Os confrontos foram divididos entre duas grandes uniões militares: os Aliados, liderados por Estados Unidos, Inglaterra, França e União Soviética; e o Eixo, composto pela Itália, Alemanha e Japão. Considera-se que a principal causa que originou a Segunda Guerra Mundial (1935-1945) foi a ideia de Adolf Hitler, líder alemão, de expandir os domínios territoriais da Alemanha e ampliar, desta forma, a obtenção de poder e recursos materiais (principalmente matérias-primas).
Ao final da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha ficou arrasada, inclusive economicamente, pelas imposições dos países vencedores. Essas imposições afloraram um sentimento de revanchismo no país. Os males da Alemanha acarretados ao final do conflito, motivou a transferência de culpa ao povo Judeu. O motivo para perseguir os judeus começou a apoiar-se em explicações biológicas, porque, para Hitler, existiam três raças: as superiores, representadas pelos povos germânicos (dos quais os alemães eram descendentes), as “depositárias”, pelos povos eslavos, e as “destruidoras” ou inferiores, que tinham nos judeus, homossexuais, ciganos, negros, Testemunhas de Jeová, comunistas, sindicalistas, deficientes físicos, deficientes mentais, os modelos. Estes, segundo Hitler, deveriam ser eliminados da sociedade.
Obcecado com o ideal de pureza racial, Hitler compreendeu a História como uma permanente luta entre as diferentes raças, na qual a raça superior devia utilizar todos os meios necessários para manter sua pureza. A essa visão histórica foi acrescentado o mito da “conspiração judaica mundial”, fortemente difundido em toda a Europa que, entre outras mentiras, divulgou a ideia do poder econômico do povo judeu e do seu monopólio dos meios de comunicação. Os judeus foram transformados nos culpados de todos os males pelos quais atravessava a Alemanha, fazendo com que sua eliminação se tornasse necessário para o Estado e para os cidadãos alemãs e criou muitas leis que restringiram a vida do povo judeu, como excluí-los da vida política, intelectual e cultural da Alemanha.
Com ideal de expansão territorial de Hitler, outros países também começaram a perseguir judeus, como a Polônia. Essa “caça” ao povo do Deus Jeová, rendeu a violação dos Direitos Humanos. Os Judeus eram capturados e levados em trens para os campos de concentração. Muitos deles não conseguiam chegar com vida, pois morriam com doenças e fome, porque a viagem era muito longa, e as condições higiênicas não eram as melhores. Mas, afinal, o que eram os campos de concentração nesse período da História? Os campos de concentração eram utilizados como estratégia de domínio de grupos étnicos, os discordantes políticos e das diversas minorias indesejáveis ao Estado.
Esses campos eram usados, por exemplo, como campos de trabalho forçado, como campos de extermínio construídos principalmente para assassinatos em massa. Desde a ascensão de Adolf Hitler ao poder, em 1933, foram construídos uma série de centros de detenção destinados à detenção e à eliminação dos chamados "inimigos do estado". Ficaram em operação durante toda a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) e que não foram fechados até que as forças Aliadas venceram a guerra e acabaram com esses locais.
Portanto, atualmente, sabe-se que milhões de seres humanos foram submetidos à violência, às humilhações, sofrimentos por causa do racismo, intolerância, do preconceito e discriminação. Suas cores, seus costumes, suas crenças, suas orientações sexuais, suas deficiências foram fatores que, infelizmente, foram levados em consideração para serem mortos. A explicação para atos cruéis contra a humanidade, praticados pelos nazistas, era dada baseadas nessas questões. Dessa forma, a intolerância, o desrespeito foram uma das atitudes que levaram a Segunda Guerra Mundial, ser um dos eventos mais horrendos e grotescos que a humanidade já vivenciou.




Referências Bibliográficas
Ehow. Como explicar o Holocausto para uma criança. Disponível em: <http://www.ehow.com.br/explicar-holocausto-crianca-como_144579/> Acesso em 26 de agosto, 2015.
Info Escola. Campos de concentração nazistas. Disponível em: <http://www.infoescola.com/historia/campos-de-concentracao-nazistas/> Acesso em 28 de agosto, 2015.
Lista 10. 10 filmes sobre o Holocausto. Disponível em: <http://listasde10.blogspot.com.br/2009/11/10-filmes-sobre-o-holocausto.html> Acesso em 26 de agosto, 2015.
Slide Share. Perseguição aos Judeus. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/turma9amarinhas/a-perseguio-aos-judeus> Acesso em 28 de agosto, 2015.
Sua Pesquisa. Causas da Segunda Guerra Mundial. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/causas.htm> Acesso em 26 de agosto, 2015.

Wikipédia. Holocausto. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Holocausto> Acesso em 26 de agosto, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário