sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Plano de Aula - O Blefe

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
E.E.E.F.M Professor Raul Córdula
Série: 9º ano do Ensino Fundamental II   Turma: E      Turno: Tarde
Professor Supervisor (a): Ivanilda Matias
Bolsistas:
Francine Santos
Jéssica Salvino
Leonardo Lira
Rayssa Eutália
Sabrina Lopes


PLANO DE AULA

1. TEMA

A Era Vargas

2. EIXO PROBLEMATIZADOR

Entender a atuação de Getúlio Vargas na presidência do Brasil entre os anos de 1930 a 1945.

3. JUSTIFICATIVA

Após a pesquisa dos alunos no capítulo sobre o governo de Getúlio Vargas entre os anos de 1930 a 1945, será feito uma breve contextualização sobre o tema, onde pretendemos trazer à tona a aula expositiva vista anteriormente sobre o assunto em questão. Os principais pontos que deveriam ser trabalhados eram: a vida de Getúlio Vargas, Revolução de 1930, Estado Novo, nacionalismo, desenvolvimento econômico, direitos trabalhistas e industrialização. Após a aula expositiva, aplicaremos o jogo (O Blefe) com o objetivo de auxiliar de forma dinâmica e clara a aula expositiva, facilitando o aprendizado da matéria de História. Isso servirá de “molde” para a melhor assimilação do conteúdo.


4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS.

         Perceber os motivos que levaram à Revolução de 1930.
         Identificar a forma de governo adotado pelo presidente Vargas na Nova República.
         Analisar as principais medidas adotadas por Getúlio Vargas no Estado Novo.

5. METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

 Formação de grupos, utilização dos livros didáticos para a pesquisa e formulação dos chamados “blefes” por parte dos alunos e em seguida a disputa entre os grupos para saber que é o rei do blefe.

6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

         Câmera
         Livro didático de História
         Jogo O Blefe

7. AVALIAÇÃO

Aplicação do Jogo O Blefe.


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