Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
E.E.E.F.M Professor Raul Córdula
Série: 9º ano do Ensino Fundamental
II Turma: E Turno: Tarde
Professor Supervisor (a): Ivanilda Matias
Bolsistas:
Francine Santos
Jéssica Salvino
Leonardo Lira
Rayssa Eutália
Sabrina Lopes
PLANO DE AULA
1. TEMA
A Era Vargas
2. EIXO PROBLEMATIZADOR
Entender a atuação de
Getúlio Vargas na presidência do Brasil entre os
anos de 1930 a 1945.
3. JUSTIFICATIVA
Após a pesquisa dos alunos no capítulo sobre o governo de Getúlio Vargas entre os anos de 1930 a 1945, será feito uma
breve contextualização sobre o tema, onde pretendemos trazer à tona a aula
expositiva vista anteriormente sobre o assunto em questão. Os principais pontos que deveriam ser trabalhados eram: a
vida de Getúlio Vargas, Revolução de 1930, Estado Novo, nacionalismo,
desenvolvimento econômico, direitos trabalhistas e industrialização. Após a
aula expositiva, aplicaremos o jogo (O Blefe) com o objetivo de auxiliar de
forma dinâmica e clara a aula expositiva, facilitando o aprendizado da matéria
de História. Isso servirá de “molde” para a melhor assimilação do conteúdo.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS.
•
Perceber
os motivos que levaram à Revolução de 1930.
•
Identificar
a forma de governo adotado pelo presidente Vargas na Nova República.
•
Analisar
as principais medidas adotadas por Getúlio Vargas no Estado
Novo.
5. METODOLOGIA E RECURSOS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Formação de grupos,
utilização dos livros didáticos para a pesquisa e formulação dos chamados “blefes”
por parte dos alunos e em seguida a disputa entre os grupos para saber que é o
rei do blefe.
6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
•
Câmera
•
Livro
didático de História
•
Jogo
O Blefe
7. AVALIAÇÃO
Aplicação do Jogo O Blefe.
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