UNIVERSIDADE
ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA
INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA
PROFESSORA
SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS BEZERRA
BOLSISTAS:
LEONARDO LIRA
SABRINA LOPES
RAYSSA EUTÁLIA
FRANCINE SANTOS
TURMA: 9º ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO: AULAS DE
40 MINUTOS
PLANO DE AULA
1.
TEMA
Segunda Guerra Mundial
2.
EIXO PROBLEMATIZADOR
Quais foram os eventos e
personagens principais da Segunda Guerra Mundial?
3. JUSTIFICATIVA
Buscando
finalizar o capítulo da Segunda Guerra Mundial foi produzido um jogo de cartas
inspirado no tradicional “Magic”, onde as cartas foram adaptadas à temática
sendo estudada. Através do jogo os alunos poderão assimilar e fixar o conteúdo
já visto em sala de aula, de uma forma lúdica e descontraída.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Identificar os principais nomes da Segunda
Guerra Mundial
·
Entender a rivalidade entre soviéticos e
nazistas
·
Fixar os principais eventos do conflito
5. METODOLOGIA E RECURSOS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
A sala será dividida em
dois grupos, cada grupo representará uma nação beligerante da Segunda Guerra
Mundial, no caso, ou Alemanha ou União Soviética. Após a divisão dos grupos, os
mesmos se enfrentarão em uma disputa de cartas, através dos baralhos previamente
confeccionados tendo como inspiração o jogo “Magic”. Todas os dados das cartas
são reais e históricos, tendo como fonte de pesquisa a internet e o próprio
livro didático da turma. Vencerá a equipe que destruir o seu adversário mais
rápido.
6.
RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·
Jogo Didático
·
Câmera
·
Livro Didático
7.
AVALIAÇÃO
·
Participação dos integrantes das equipes
no jogo.
8.
REFERÊNCIAS
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História
sociedade & cidadania. Edição reformulada, 9º ano. 2º Edição. São Paulo:
FTD, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário