sábado, 3 de outubro de 2015

Plano de Aula - Magic da Segunda Guerra Mundial

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA

PROFESSORA SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS BEZERRA
BOLSISTAS: LEONARDO LIRA
                                                                  SABRINA LOPES
                                                                  RAYSSA EUTÁLIA
                                                                  FRANCINE SANTOS

TURMA: 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO: AULAS DE 40 MINUTOS

PLANO DE AULA
1. TEMA

Segunda Guerra Mundial

2. EIXO PROBLEMATIZADOR

Quais foram os eventos e personagens principais da Segunda Guerra Mundial?

3. JUSTIFICATIVA

Buscando finalizar o capítulo da Segunda Guerra Mundial foi produzido um jogo de cartas inspirado no tradicional “Magic”, onde as cartas foram adaptadas à temática sendo estudada. Através do jogo os alunos poderão assimilar e fixar o conteúdo já visto em sala de aula, de uma forma lúdica e descontraída.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Identificar os principais nomes da Segunda Guerra Mundial
·         Entender a rivalidade entre soviéticos e nazistas
·         Fixar os principais eventos do conflito


5. METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
A sala será dividida em dois grupos, cada grupo representará uma nação beligerante da Segunda Guerra Mundial, no caso, ou Alemanha ou União Soviética. Após a divisão dos grupos, os mesmos se enfrentarão em uma disputa de cartas, através dos baralhos previamente confeccionados tendo como inspiração o jogo “Magic”. Todas os dados das cartas são reais e históricos, tendo como fonte de pesquisa a internet e o próprio livro didático da turma. Vencerá a equipe que destruir o seu adversário mais rápido.

6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

·         Jogo Didático
·         Câmera
·         Livro Didático

7. AVALIAÇÃO

·         Participação dos integrantes das equipes no jogo.

8. REFERÊNCIAS

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania. Edição reformulada, 9º ano. 2º Edição. São Paulo: FTD, 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário