UNIVERSIDADE
ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA
INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA
PROFESSORA
SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS BEZERRA
BOLSISTAS:
LEONARDO LIRA
SABRINA LOPES
RAYSSA EUTÁLIA
FRANCINE SANTOS
TURMA: 9º ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO: AULAS DE
40 MINUTOS
PLANO DE AULA
1.
TEMA
Era Vargas
2.
EIXO PROBLEMATIZADOR
Como foi possível Getúlio
Vargas se manter no poder por 15 anos consecutivos?
3. JUSTIFICATIVA
Getúlio
provocou e ainda provoca discussões apaixonadas. Ele, na verdade, foi o
primeiro governante a pôr em prática políticas públicas que há muito tempo eram
desejadas pelo povo. Daí temos a importância de estudar a Era Vargas, para
conhecer quais medidas políticas, econômicas e sociais ele alterou para se
manter no poder e conquistar a população brasileira.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Incentivar a pesquisa dos alunos por meio
do livro didático
·
Compreender as três fases do governo
Vargas
·
Identificar as causas do esfacelamento do
governo Vargas
5. METODOLOGIA E RECURSOS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
A sala será dividida em 6
grupos. Cada grupo receberá uma lista com enigmas a serem decifrados por meio
do livro didático. Em cada lista há enigmas obrigatórios que devem ser
respondidos, além de enigmas bônus, que fica a critério do grupo responder ou
não. Vencerá a equipe que decifrar o maior número de enigmas até o final da
aula.
6.
RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·
Jogo Didático
·
Câmera
·
Livro Didático
7.
AVALIAÇÃO
·
Participação dos integrantes das equipes
no jogo.
8.
REFERÊNCIAS
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História
sociedade & cidadania. Edição reformulada, 9º ano. 2º Edição. São Paulo:
FTD, 2012.
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