domingo, 4 de outubro de 2015

Plano de Aula - Detetives da História: A Era Vargas

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA

PROFESSORA SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS BEZERRA
BOLSISTAS: LEONARDO LIRA
                                                                  SABRINA LOPES
                                                                  RAYSSA EUTÁLIA
                                                                  FRANCINE SANTOS

TURMA: 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO: AULAS DE 40 MINUTOS

PLANO DE AULA
1. TEMA

Era Vargas

2. EIXO PROBLEMATIZADOR

Como foi possível Getúlio Vargas se manter no poder por 15 anos consecutivos?

3. JUSTIFICATIVA

Getúlio provocou e ainda provoca discussões apaixonadas. Ele, na verdade, foi o primeiro governante a pôr em prática políticas públicas que há muito tempo eram desejadas pelo povo. Daí temos a importância de estudar a Era Vargas, para conhecer quais medidas políticas, econômicas e sociais ele alterou para se manter no poder e conquistar a população brasileira.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Incentivar a pesquisa dos alunos por meio do livro didático
·         Compreender as três fases do governo Vargas
·         Identificar as causas do esfacelamento do governo Vargas


5. METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

A sala será dividida em 6 grupos. Cada grupo receberá uma lista com enigmas a serem decifrados por meio do livro didático. Em cada lista há enigmas obrigatórios que devem ser respondidos, além de enigmas bônus, que fica a critério do grupo responder ou não. Vencerá a equipe que decifrar o maior número de enigmas até o final da aula.

6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

·         Jogo Didático
·         Câmera
·         Livro Didático

7. AVALIAÇÃO

·         Participação dos integrantes das equipes no jogo.

8. REFERÊNCIAS

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania. Edição reformulada, 9º ano. 2º Edição. São Paulo: FTD, 2012.


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