Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
E.E.E.F.M Professor Raul Córdula
Série: 7º ano do Ensino Fundamental
II Turma: E Turno: Tarde
Professor Supervisor (a): Ivanilda
Bolsistas:
Leonardo Lira
Francine Santos
Sabrina Lopes
Jéssica Sabino
Rayssa Eutália
PLANO DE AULA
1. TEMA
A Era Vargas
2. EIXO PROBLEMATIZADOR
Como as caricaturas
produzidas no governo Vargas podem explicar a dinâmica do seu governo?
3. JUSTIFICATIVA
Após a aula expositiva dialogada referente ao capítulo sobre o governo de
Getúlio Vargas será feito uma breve
contextualização sobre o tema, onde pretendemos trazer à tona alguns fatos
vistos anteriormente na aula expositiva, sobre o assunto em questão. Em uma atividade proposta pelo livro didático ao fim do
capítulo, na página 146, os alunos devem observar atentamente uma publicação
feita em 22 de junho de 1937, no jornal paulistano Folha da Manhã, na qual o
cartunista Belmonte transparece em seu desenho uma sequência de anos em que
Vargas governou, e em cada ano o Presidente apresenta uma feição diferente no
seu semblante. Então, a partir dessa atividade, aplicaremos o jogo (As
caricaturas de Getúlio Vargas) com o objetivo de auxiliar de forma dinâmica e
clara a aula expositiva, facilitando o aprendizado da matéria de História. Isso
servirá de “molde” para a melhor assimilação do conteúdo.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS.
•
Perceber
os motivos que levaram o cartunista Belmonte a publicar caricaturas de Getúlio
Vargas no jornal Folha da Manhã.
•
Identificar
as feições mal-humoradas de Vargas e eventos o qual o levou a tais expressões.
•
Analisar
os anos referentes às feições descontraídas de Vargas, buscando entender as
suas medidas políticas nestes períodos.
•
Entender
como os fatos durante seu governo influenciaram na sua alteração de humor.
5. METODOLOGIA E RECURSOS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
•
Por
meio do uso dos livros didáticos, em seu capítulo oito, na atividade “A imagem
com fonte” haverá uma adaptação das caricaturas desenhadas pelo cartunista
Belmonte do então presidente Getúlio Vargas, em um jogo da memória, no qual os
alunos poderão relacionar o ano com o estado de ânimo de Vargas. Além de ajudar
no desenvolvimento do raciocínio rápido, na memória fotográfica,
e noção espacial, este jogo facilitará de forma interativa e
dinâmica o fixar do conteúdo proposto.
6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
•
Câmera
•
Livro
didático de História
•
Jogo
As caricaturas de Getúlio Vargas
7. AVALIAÇÃO
Aplicação do Jogo As
caricaturas de Getúlio Vargas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário