PIBID-Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.
UEPB-Universidade Estadual da Paraíba.
História2015
Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação.
Turma:6º Ano
Duração:Duas aulas/40 minutos
Professor Supervisor: Raimundo Candido Teixeira
Junior.
Alunos Bolsistas: Biagio Ítalo Ribeiro
Grisi Paiva.
SívylaSauanny
Araújo de Melo.
Monyke do Nascimento Crispiniano.
Jailson Cavalcante de Andrade.
Liliane Silva
Barbosa
PLANO DE AULA
1. Tema:
Hebreus.
2. Objetivo geral:
Apresentar aos
educandos características importantes da civilização Hebraica, como e onde
surgiu quais suas características etc, visando também sempre abordar todo o
legado que essa grande civilização nos deixou para a atualidade principalmente
o de cunho religioso.
3. Objetivos específicos:
·
Destacar que a monarquia Hebraica
surge aproximadamente por volta de 1.800 a.C nas proximidades de Ur na antiga
mesopotâmia vivendo basicamente da atividade de pastoreio.
·
Possibilitar o conhecimento prévio
por parte dos educandos que uma das maiores fontes para o estudo desse
magnífico povo da antiga mesopotâmia é a primeira parte da Biblia chamada pelos
povos judeus(descendentes dos povos Hebreus) de Torá tendo a mesma grande
importância para a população judaica até nos dias atuais.
·
Destacar toda a
trajetória de lutas da população hebraica, desde que foram escravizados pelos
Egípcios ate a conquista da palestina, tendo toda uma sucessão de reis cujo
primeiro foi Saul e Davi seu sucessor, mas tendo Moises em primeiro plano como
messias de Deus receptor dos dez mandamentos.
4. Metodologia:
Os alunos estudaram pelo livro didático para conhecer toda a trajetória
do povo hebreu desde seu surgimento na antiga mesopotâmia todo esse
conhecimento supervisionado progressivamente pelo professor supervisor em sala
de aula, após toda bateria de atividades nós alunos bolsistas entraremos em
ação com diversas atividades referentes a parte do letramento, tecnologia e
jogos lúdicos para fixar ainda mais o assunto abordado o que acarretará aos
alunos a realmente aprenderem o assunto ministrado.
5. Recursos didáticos pedagógicos:
Para atingir os objetivos utilizaremos o livro didático ‘História sociedade & cidadania. Edição reformulada’ de História e trabalharemos o capitulo IX, tendo também a utilização
do quadro negro, texto introdutório apresentação de slides, jogos lúdicos e inúmeras
outras atividades que possam reforçar tudo o que foi ministrado durante o tempo
em que o assunto foi abordado.
6. Avaliação:
Os alunos serão avaliados
de forma contínua, observando sua participação domínio e interação com base na
temática, observaremos também a participação em grupo e o desempenho dos alunos
durante a participação nos jogos lúdicos realizados tendo todo esse processo um
ligado ao outro de forma que surja ai uma cadeia de ensino proveitosa para
todos tanto para professor quanto aluno.
7. Referências:
BOULOS JÚNIOR, Alfredo.
História sociedade & cidadania. Edição reformulada, 6º ano. 2º Edição. São
Paulo: FTD, 2012. Pag. 160-169
Nenhum comentário:
Postar um comentário