domingo, 18 de outubro de 2015

PLANO DE AULA Tema: Hebreus.

PIBID-Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

UEPB-Universidade Estadual da Paraíba.
História2015
Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação
Turma:6º Ano
Duração:Duas aulas/40 minutos
Professor Supervisor: Raimundo Candido Teixeira Junior
Alunos Bolsistas: Biagio Ítalo Ribeiro Grisi Paiva
                                      SívylaSauanny Araújo de Melo
                                      Monyke do Nascimento Crispiniano
                                      Jailson Cavalcante de Andrade
                                      Liliane Silva Barbosa

PLANO DE AULA

1. Tema:
 Hebreus.

2Objetivo geral:
Apresentar aos educandos características importantes da civilização Hebraica, como e onde surgiu quais suas características etc, visando também sempre abordar todo o legado que essa grande civilização nos deixou para a atualidade principalmente o de cunho religioso.

3. Objetivos específicos:

·         Destacar que a monarquia Hebraica surge aproximadamente por volta de 1.800 a.C nas proximidades de Ur na antiga mesopotâmia vivendo basicamente da atividade de pastoreio.

·         Possibilitar o conhecimento prévio por parte dos educandos que uma das maiores fontes para o estudo desse magnífico povo da antiga mesopotâmia é a primeira parte da Biblia chamada pelos povos judeus(descendentes dos povos Hebreus) de Torá tendo a mesma grande importância para a população judaica até nos dias atuais.

·          Destacar toda a trajetória de lutas da população hebraica, desde que foram escravizados pelos Egípcios ate a conquista da palestina, tendo toda uma sucessão de reis cujo primeiro foi Saul e Davi seu sucessor, mas tendo Moises em primeiro plano como messias de Deus receptor dos dez mandamentos.
 4. Metodologia:    
            Os alunos estudaram pelo livro didático para conhecer toda a trajetória do povo hebreu desde seu surgimento na antiga mesopotâmia todo esse conhecimento supervisionado progressivamente pelo professor supervisor em sala de aula, após toda bateria de atividades nós alunos bolsistas entraremos em ação com diversas atividades referentes a parte do letramento, tecnologia e jogos lúdicos para fixar ainda mais o assunto abordado o que acarretará aos alunos a realmente aprenderem o assunto ministrado.

5. Recursos didáticos pedagógicos:

Para atingir os objetivos utilizaremos o livro didático ‘História sociedade & cidadania. Edição reformulada’ de História e trabalharemos o capitulo IX, tendo também a utilização do quadro negro, texto introdutório apresentação de slides, jogos lúdicos e inúmeras outras atividades que possam reforçar tudo o que foi ministrado durante o tempo em que o assunto foi abordado.
 6. Avaliação:
Os alunos serão avaliados de forma contínua, observando sua participação domínio e interação com base na temática, observaremos também a participação em grupo e o desempenho dos alunos durante a participação nos jogos lúdicos realizados tendo todo esse processo um ligado ao outro de forma que surja ai uma cadeia de ensino proveitosa para todos tanto para professor quanto aluno.
 7. Referências:
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania. Edição reformulada, 6º ano. 2º Edição. São Paulo: FTD, 2012. Pag. 160-169

Nenhum comentário:

Postar um comentário