UNIVERSIDADE
ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA
INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA
PROFESSORA
SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS BEZERRA
BOLSISTAS:
LEONARDO LIRA
SABRINA LOPES
RAYSSA EUTÁLIA
FRANCINE SANTOS
TURMA: 9º ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO: AULAS DE
40 MINUTOS
PLANO DE AULA
1.
TEMA
Segunda Guerra Mundial
2.
EIXO PROBLEMATIZADOR
Qual a importância do
Brasil na Segunda Guerra Mundial?
3. JUSTIFICATIVA
Para
cobrir a lacuna deixada pelo livro didático quanto ao tema do Brasil na Segunda
Guerra Mundial, será feita uma sessão de cinema onde abordaremos o papel que a
FEB, Força Expedicionária Brasileira, exerceu no teatro de operações da Europa,
mais precisamente na Itália.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Descobrir as principais batalhas que os pracinhas
enfrentaram no conflito.
·
Refletir à cerca das dificuldades
enfrentadas pelos soldados brasileiros em ambiente hostil.
·
Compreender a importância do Brasil no
conflito.
5. METODOLOGIA E RECURSOS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Em um primeiro momento
será utilizado o texto introdutório “O Brasil na Segunda Guerra Mundial: A cobra fumou!
”, onde abordará a importância dos pracinhas no teatro de operações italiano. Em
um segundo momento será exibido o documentário: FEB-60 ANOS contendo vídeos reais dos nossos soldados durante o
conflito. Em um último momento haverá debates e resultados das pesquisas feitas
pelos alunos sobre o tema.
6.
RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·
Texto introdutório;
·
Filme;
·
Facebook
7.
AVALIAÇÃO
·
Leitura do texto e demonstrar os
resultados dos seus estudos sobre o tema na página do grupo no Facebook.
8.
REFERÊNCIAS
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História
sociedade & cidadania. Edição reformulada, 9º ano. 2º Edição. São Paulo:
FTD, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário