Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
E.E.E.F.M Professor Raul Córdula
Série: 9º ano do Ensino Fundamental
II Turma: E Turno: Tarde
Professor Supervisor (a): Ivanilda Matias
Bolsistas:
Francine Santos
Jéssica Salvino
Leonardo Lira
Rayssa Eutália
Sabrina Lopes
PLANO DE AULA
1. TEMA
República Velha
2. EIXO PROBLEMATIZADOR
Apresentar
aos alunos todos os presidentes que aturam durante o período da República Velha
no Brasil.
3. JUSTIFICATIVA
Após a apresentação do texto introdutório, será feito uma
breve contextualização sobre o tema, onde pretendemos iniciar a apresentação
com a explanação sobre todos os presidentes que
foram atuantes no período da República Velha. Justamente com os alunos, faremos uma ponte com o conteúdo
visto nas aulas expositivas, mostrando para todos na sala de aula as principais características que marcaram a administração política,
e o período em que aturaram todos estes presidentes na Republica Velha. Após a aula expositiva, aplicaremos
o jogo (Carteado dos presidentes da República
Velha), com o objetivo de auxiliar de
forma descontraída e clara a aula expositiva, facilitando o aprendizado da
matéria de História. Isso servirá de “molde” para a melhor assimilação do
conteúdo.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS.
•
Perceber
as principais caracteriza que marcaram o governo de todos os presidentes na República
Velha.
•
Identificar
os anos de atuação em que cada presidente governou na República.
•
Analisar
os fatos ocorridos neste período, que levaram tais lideranças assumirem a
presidência do Brasil.
•
Entender
alguns dos motivos que levaram a adoção de algumas medidas politicas na gestão
de cada presidente.
5.
METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
•
Texto introdutório
apresenta aos alunos os nomes dos presidentes e os anos em que atuaram no
período da República Velha no Brasil. Além
disso, o texto destaca algumas das principais características que marcaram a
administração política de todas as lideranças na República brasileira, sendo
assim, o uso de tal recurso é um meio para que os alunos conheçam um pouco de
cada presidente. Além disso, utilizaremos o
jogo Carteado dos presidentes da República Velha, onde por meio da capacidade
da armazenagem e memorização no jogo, facilitará de forma interativa e
dinâmica o fixar do conteúdo proposto.
6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
•
Câmera
•
Texto
introdutório
•
Jogo
Carteado dos presidentes da República Velha
7. AVALIAÇÃO
Aplicação do Jogo do Carteado dos
presidentes da República Velha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário