Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
E.E.E.F.M Professor Raul Córdula
Série: 7º ano do Ensino Fundamental
II Turma: E Turno: Tarde
Professor Supervisor (a): Ivanilda
Bolsistas:
Leonardo Lira
Francine Santos
Sabrina Lopes
Jéssica Sabino
Rayssa Eutália
PLANO DE AULA
1. TEMA
Revista em
Quadrinhos
2. EIXO PROBLEMATIZADOR
Como aliar as histórias
em quadrinhos à temática da guerra fria?
3. JUSTIFICATIVA
Dentro da proposta da oficina Revista em Quadrinhos e por meio de uma
aula expositiva dialogada, será apresentada a história dos HQs. Como e quando nasce,
qual a sua relação com a história, a chegada dos HQs no Brasil, as antigas
revistas em quadrinhos e quadrinistas que ganharam destaque nesse meio. Além de
ser apresentado na turma, a partir de pesquisas realizadas na internet, um
texto introdutório com passos básicos para sua produção. Após a aula expositiva
a turma irá se dividir em quatro equipes, então será solicitado a esses grupos,
que a partir do conteúdo visto na Oficina de Revistas em Quadrinhos e o assunto
ensinado anteriormente pela professora sobre a Guerra Fria, elaborem um
roteiro, com uma história e personagens originalmente criados por eles, criando
assim, uma ponte entre a produção de HQs e o que foi ensinado. Com isso os
alunos colocam em prática a criatividade, demostrando por intermédio dessa
função, o que absorveram de tudo o foi visto, onde podemos notar que tal
atividade denota de maneira dinâmica, uma deferente forma de avaliar.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS.
•
Perceber
em que contexto histórico nasceu a Revista em Quadrinhos.
•
Analisar
alguns HQs e a sua relação como fonte histórica para o ensino de História.
•
Entender
como os HQs foram introduzidos no Brasil e quais os quadrinistas que ganharam
destaques nesse tipo de produção.
•
Estudar
os elementos básicos para a produção de uma Revista em Quadrinhos.
•
Entender
como os HQs ganharam seu lugar destaques durante o período da Guerra Fria com
personagens que fazem fama na atualidade.
5. METODOLOGIA E RECURSOS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
•
O
uso de vídeos e um texto introdutório “6 Elementos
básicos para criar uma História em Quadrinhos”, será de extrema importância para Oficina de Revista em
Quadrinhos, pois os alunos terão acesso a um vasto conteúdo retirado de
pesquisas realizadas na internet para produzirem seus HQs. Após
a aplicação dos vídeos e do texto introdutório, os alunos farão seus próprios
HQ’s, tendo que relacionar as suas produções ao conteúdo da Guerra Fria.
6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
•
Câmera
•
Folhas
de oficio
•
Texto
introdutório
•
Vídeos
em DVD
7. AVALIAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário