sábado, 31 de outubro de 2015

Plano de Aula - Oficina de HQ's

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
E.E.E.F.M Professor Raul Córdula
Série: 7º ano do Ensino Fundamental II   Turma: E      Turno: Tarde
Professor Supervisor (a): Ivanilda
Bolsistas:
Leonardo Lira
Francine Santos
Sabrina Lopes
Jéssica Sabino
Rayssa Eutália


PLANO DE AULA

1. TEMA

Revista em Quadrinhos

2. EIXO PROBLEMATIZADOR

Como aliar as histórias em quadrinhos à temática da guerra fria?
3. JUSTIFICATIVA

Dentro da proposta da oficina Revista em Quadrinhos e por meio de uma aula expositiva dialogada, será apresentada a história dos HQs. Como e quando nasce, qual a sua relação com a história, a chegada dos HQs no Brasil, as antigas revistas em quadrinhos e quadrinistas que ganharam destaque nesse meio. Além de ser apresentado na turma, a partir de pesquisas realizadas na internet, um texto introdutório com passos básicos para sua produção. Após a aula expositiva a turma irá se dividir em quatro equipes, então será solicitado a esses grupos, que a partir do conteúdo visto na Oficina de Revistas em Quadrinhos e o assunto ensinado anteriormente pela professora sobre a Guerra Fria, elaborem um roteiro, com uma história e personagens originalmente criados por eles, criando assim, uma ponte entre a produção de HQs e o que foi ensinado. Com isso os alunos colocam em prática a criatividade, demostrando por intermédio dessa função, o que absorveram de tudo o foi visto, onde podemos notar que tal atividade denota de maneira dinâmica, uma deferente forma de avaliar. 

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS.

         Perceber em que contexto histórico nasceu a Revista em Quadrinhos.
         Analisar alguns HQs e a sua relação como fonte histórica para o ensino de História.
         Entender como os HQs foram introduzidos no Brasil e quais os quadrinistas que ganharam destaques nesse tipo de produção.
         Estudar os elementos básicos para a produção de uma Revista em Quadrinhos.
         Entender como os HQs ganharam seu lugar destaques durante o período da Guerra Fria com personagens que fazem fama na atualidade.

5. METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

         O uso de vídeos e um texto introdutório “6 Elementos básicos para criar uma História em Quadrinhos”, será de extrema importância para Oficina de Revista em Quadrinhos, pois os alunos terão acesso a um vasto conteúdo retirado de pesquisas realizadas na internet para produzirem seus HQs. Após a aplicação dos vídeos e do texto introdutório, os alunos farão seus próprios HQ’s, tendo que relacionar as suas produções ao conteúdo da Guerra Fria.

6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

         Câmera
         Folhas de oficio
         Texto introdutório
         Vídeos em DVD

7. AVALIAÇÃO

As produções feitas pelos alunos e suas participações durante a oficina

Nenhum comentário:

Postar um comentário