quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Plano de Aula: Cine Segunda Guerra Mundial: O Terror Nazista

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA

PROFESSORA SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS BEZERRA
BOLSISTAS: LEONARDO LIRA
                                                                  SABRINA LOPES
                                                                  RAYSSA EUTÁLIA
                                                                  FRANCINE SANTOS

TURMA: 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO: AULAS DE 40 MINUTOS

PLANO DE AULA
1. TEMA

Segunda Guerra Mundial

2. EIXO PROBLEMATIZADOR

Como e por quais motivos os nazistas criaram os campos de concentração e de extermínio pela Europa?

3. JUSTIFICATIVA

Sob o nazismo, os campos de concentração foram usados como parte de uma estratégia de dominação de grupos étnicos e dissidentes políticos. Diferentes grupos étnicos (judeus, ciganos, polacos), políticos (anarquistas, comunistas), homossexuais e minorias religiosas (Testemunhas de Jeová) foram objeto de tratamento desumano e de extermínio. Devido a esses fatos cabe a nós uma reflexão de quais impactos tiveram tais estruturas para as minorias e adversários políticos do regime nazista.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Entender como se deu as construções dos campos de concentração e de extermínio nazistas.
·         Refletir sobre a política de extermínio dos judeus implementada por Hitler.
·         Compreender o que eram os chamados guetos.


5. METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Utilização do texto introdutório “As dores da guerra: O terror nazista na Polônia”, onde abordará a temática dos guetos e dos campos de concentrações nazistas. Exibição de parte do filme “O pianista” para fazer com que os alunos busquem refletir sobre as atrocidades cometidas pelos alemães contra os judeus e pôr fim os alunos postarão no grupo do Facebook do Pibid, algumas de suas pesquisas relacionadas ao tema estudado.

6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

·         Texto introdutório;
·         Filme;
·         Facebook

7. AVALIAÇÃO

·         Leitura do texto e demonstrar os resultados dos seus estudos sobre o tema na página do grupo no Facebook.

8. REFERÊNCIAS


BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania. Edição reformulada, 9º ano. 2º Edição. São Paulo: FTD, 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário