UNIVERSIDADE
ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA
INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA
PROFESSORA
SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS BEZERRA
BOLSISTAS:
LEONARDO LIRA
SABRINA LOPES
RAYSSA EUTÁLIA
FRANCINE SANTOS
TURMA: 9º ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO: AULAS DE
40 MINUTOS
PLANO DE AULA
1.
TEMA
Segunda Guerra Mundial
2.
EIXO PROBLEMATIZADOR
Qual o papel do Brasil na
Segunda Guerra Mundial?
3. JUSTIFICATIVA
Estudar
o papel que o Brasil exerceu na Segunda Guerra Mundial parece ser um tabu nos
livros didáticos atuais. Quando muito se fala referem-se somente aos motivos de
sua entrada, sem ressaltar o esforço de guerra e a coragem e bravura dos nossos
pracinhas no teatro de operações da Itália. Para tentar quebrar esse paradigma
é necessário que os jovens conheçam a importância estratégica que o Brasil
desempenhou ao tomar pontos chaves na Itália, mesmo enfrentando todas as
adversidades possíveis, desde o clima até a inexperiência em batalha.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Entender a importância brasileira na
guerra.
·
Refletir sobre as causas da entrada do
Brasil no conflito.
·
Enaltecer a figura do soldado brasileiro
nos esforços de guerra.
5. METODOLOGIA E RECURSOS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Utilização do texto
introdutório “O Brasil na Segunda Guerra Mundial: A cobra fumou!
”, onde abordará a temática do Brasil no conflito. Exibição do documentário “FEB – 60 anos” para fazer com que os
alunos busquem refletir sobre o papel que o Brasil desempenhou na guerra e pôr
fim os alunos postarão no grupo do Facebook do Pibid, algumas de suas pesquisas
relacionadas ao tema estudado.
6.
RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·
Texto introdutório;
·
Documentário;
·
Facebook
7.
AVALIAÇÃO
·
Leitura do texto e demonstrar os
resultados dos seus estudos sobre o tema na página do grupo no Facebook.
8.
REFERÊNCIAS
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História
sociedade & cidadania. Edição reformulada, 9º ano. 2º Edição. São Paulo:
FTD, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário