quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Plano de Aula - O Brasil na Segunda Guerra Mundial

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA

PROFESSORA SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS BEZERRA
BOLSISTAS: LEONARDO LIRA
                                                                  SABRINA LOPES
                                                                  RAYSSA EUTÁLIA
                                                                  FRANCINE SANTOS

TURMA: 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO: AULAS DE 40 MINUTOS

PLANO DE AULA
1. TEMA

Segunda Guerra Mundial

2. EIXO PROBLEMATIZADOR

Qual o papel do Brasil na Segunda Guerra Mundial?

3. JUSTIFICATIVA

Estudar o papel que o Brasil exerceu na Segunda Guerra Mundial parece ser um tabu nos livros didáticos atuais. Quando muito se fala referem-se somente aos motivos de sua entrada, sem ressaltar o esforço de guerra e a coragem e bravura dos nossos pracinhas no teatro de operações da Itália. Para tentar quebrar esse paradigma é necessário que os jovens conheçam a importância estratégica que o Brasil desempenhou ao tomar pontos chaves na Itália, mesmo enfrentando todas as adversidades possíveis, desde o clima até a inexperiência em batalha.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Entender a importância brasileira na guerra.
·         Refletir sobre as causas da entrada do Brasil no conflito.
·         Enaltecer a figura do soldado brasileiro nos esforços de guerra.


5. METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

Utilização do texto introdutório “O Brasil na Segunda Guerra Mundial: A cobra fumou! ”, onde abordará a temática do Brasil no conflito. Exibição do documentário “FEB – 60 anos” para fazer com que os alunos busquem refletir sobre o papel que o Brasil desempenhou na guerra e pôr fim os alunos postarão no grupo do Facebook do Pibid, algumas de suas pesquisas relacionadas ao tema estudado.

6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

·         Texto introdutório;
·         Documentário;
·         Facebook

7. AVALIAÇÃO

·         Leitura do texto e demonstrar os resultados dos seus estudos sobre o tema na página do grupo no Facebook.

8. REFERÊNCIAS

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania. Edição reformulada, 9º ano. 2º Edição. São Paulo: FTD, 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário