sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Conhecendo a Mesopotâmia através do Boliche da História.

Atualmente inúmeros questionamentos têm sido feitos entorno da prática docente e do ensino de história. Os professores cada vez mais são chamados a repensarem sua identidade docente e suas metodologias, movidos pela problematização de suas práticas, pelo desenvolvimento de atividades interdisciplinares como também por uma constante tentativa e procura por novos recursos didáticos que venham favorecer a constituição de uma relação pedagógica salutar, construída pelo professor em conjunto com seus alunos. Há uma clara necessidade de uma melhor relação entre a teoria e a prática, tendo em vista, que a história tradicionalmente é vista pelos alunos como um saber ultrapassado, que não é útil a vida, chato e enfadonho, logo no confronto com esta realidade o saber histórico deve, a partir da profissão docente, responder aos anseios das novas gerações por meio de conteúdos inovadores e de uma reformulação de métodos e materiais didáticos como também das próprias finalidades educacionais e sociais do saber histórico escolar.
            Partindo destes pressupostos e das atividades desenvolvidas pelo PIBID/HISTÓRIA UEPB, na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação na cidade de Campina Grande-PB, no 6º ano é que nos propomos a analisar como as atividades lúdicas no ensino de história podem contribuir para uma melhor relação entre o professor e seus alunos, como também para o processo de transposição didática, no que diz respeito às implicações entre a teoria e a prática. Como também favorecer de acordo com os PCN’s o desenvolvimento das habilidades e competências através do contato dos alunos com diferentes formas de linguagens.
            Portanto, tendo em vista que a sociedade de consumo atualmente estabelecida, foi responsável por transformações sobre as características da infância e dos objetos consumidos pelas crianças para brincadeiras, estando estas ligadas de forma geral a games, jogos eletrônicos que requerem pouca construção imaginativa (ANDRADE, 2007) que resolvemos aplicar em sala um jogo intitulado por nós como boliche histórico. Sabendo que o jogo enquanto linguagem é um dispositivo privilegiado, porque como elemento de cultura está presente na sociedade em diferentes formas, nos programas de televisão, como jogos esportivos disputados entre clubes e nações, como mercadoria nas lojas, como instrumento pedagógico na escola ou ainda como lazer ilícito no caso do jogo de azar.
            Para Huizinga no jogo há beleza, harmonia, ritmos que inspiram fascínio, tensão, alegria e divertimento, mas há também ordem e as regras estabelecidas devem ser seguidas por todos, uma vez que, quebradas as regras, destrói-se a ilusão dos jogos. (HUIZINGA, 1998) Através de sua aplicação em sala podemos sintetizar analisar e manipular conceitos e saberes necessários á construção do conhecimento histórico. Por meio do jogo os alunos são incentivados a superarem obstáculos cognitivos e emocionais. (KISHIMORO, 2005).

Desta forma concluídas as discussões da temática Mesopotâmia produzimos o Boliche Histórico, uma lista de questões do capítulo referente às civilizações antigas adaptadas ao jogo de Boliche. Cada pino correspondia a um ponto, logo se após as duas jogadas o aluno acertasse a questão referente a temática trabalhada em sala computava os pontos para sua equipe. Foi uma oportunidade impar para analisarmos até que ponto estava o domínio das discussões sobre a Mesopotâmia em sala. Muitos alunos afirmaram que foi uma atividade interessante, pois puderam aprender brincando. Esta atividade foi realizada no dia 30/07/2014. Abaixo vocês poderão ter acesso a lista de questões produzida pelo PIBID/HISTÓRIA UEPB e aplicada com o Boliche Histórico.
Lista de questões sobre a Mesopotâmia.

 1.    Qual a origem e o que significa a palavra Mesopotâmia? De origem grega e significa terra entre rios.
2.    Quais os dois rios que cortavam a Mesopotâmia e sua importância para a região? Tigre e Eufrates; irrigação da terra, prática da agricultura, evitava longos períodos de fome tão comuns naqueles tempos.
3.    Qual a principal característica da religião sumeriana? Eles eram politeístas.
4.    Como se chamavam os templos sumerianos? Zigurates
5.    Como era visto o rei de uma cidade sumeriana? O rei era visto como representante do deus da cidade, assim tinha direito á maior parte das terras e dos bens (tais como alimentos e jóias) oferecidos aos deuses ou obtidos nas guerras.
6.    Como era denominada a escrita dos sumérios? Escrita Cuneiforme.
7.    Qual a importância da escrita para a história da humanidade? A escrita possibilitou á humanidade armazenar idéias e experiências e transmiti-las ás novas gerações.
8.    Qual o nome do código de leis criada por um famoso imperador babilônico? Código de Hamurabi.
9.    Qual das sete maravilhas do mundo antigo se localiza na Babilônia? Jardins suspensos da Babilônia.
1.0 Que conseqüências a guerra dos EUA contra o Iraque trouxe para o estado da história das civilizações antigas? Milhares de objetos do Museu do Iraque foram saqueados, entre os quais dezenas de esculturas assírias feitas de marfim.
11. Qual a principal característica das cidades assírias? Eram cidades fortificadas por muralhas.
12. Como se davam as relações comerciais na Mesopotâmia? Quase todo o comércio era à base de troca. Contudo para facilitar as trocas a longa distância usavam pequenas barras de ouro, prata ou cobre como moeda.
13. Havia diferenças entre as roupas dos homens livres e escravos na Mesopotâmia?
14. Quais as primeiras cidades fundadas na Mesopotâmia? Ur, uruk, Eridu e Lagash.
15. Cite alguns dos principais produtos comercializados pelos povos Mesopotâmicos. Ouro, prata, cedro, cipreste etc.

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