Atualmente inúmeros questionamentos
têm sido feitos entorno da prática docente e do ensino de história. Os
professores cada vez mais são chamados a repensarem sua identidade docente e
suas metodologias, movidos pela problematização de suas práticas, pelo
desenvolvimento de atividades interdisciplinares como também por uma constante
tentativa e procura por novos recursos didáticos que venham favorecer a
constituição de uma relação pedagógica salutar, construída pelo professor em
conjunto com seus alunos. Há uma clara necessidade de uma melhor relação entre
a teoria e a prática, tendo em vista, que a história tradicionalmente é vista
pelos alunos como um saber ultrapassado, que não é útil a vida, chato e
enfadonho, logo no confronto com esta realidade o saber histórico deve, a
partir da profissão docente, responder aos anseios das novas gerações por meio
de conteúdos inovadores e de uma reformulação de métodos e materiais didáticos
como também das próprias finalidades educacionais e sociais do saber histórico escolar.
Partindo
destes pressupostos e das atividades desenvolvidas pelo PIBID/HISTÓRIA UEPB, na
Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação na cidade de Campina
Grande-PB, no 6º ano é que nos propomos a analisar como as atividades lúdicas
no ensino de história podem contribuir para uma melhor relação entre o professor
e seus alunos, como também para o processo de transposição didática, no que diz
respeito às implicações entre a teoria e a prática. Como também favorecer de
acordo com os PCN’s o desenvolvimento das habilidades e competências através do
contato dos alunos com diferentes formas de linguagens.
Portanto,
tendo em vista que a sociedade de consumo atualmente estabelecida, foi
responsável por transformações sobre as características da infância e dos
objetos consumidos pelas crianças para brincadeiras, estando estas ligadas de
forma geral a games, jogos eletrônicos que requerem pouca construção
imaginativa (ANDRADE, 2007) que resolvemos aplicar em sala um jogo intitulado
por nós como boliche histórico.
Sabendo que o jogo enquanto linguagem é um dispositivo privilegiado, porque
como elemento de cultura está presente na sociedade em diferentes formas, nos
programas de televisão, como jogos esportivos disputados entre clubes e nações,
como mercadoria nas lojas, como instrumento pedagógico na escola ou ainda como
lazer ilícito no caso do jogo de azar.
Para
Huizinga no jogo há beleza, harmonia, ritmos que inspiram fascínio, tensão,
alegria e divertimento, mas há também ordem e as regras estabelecidas devem ser
seguidas por todos, uma vez que, quebradas as regras, destrói-se a ilusão dos
jogos. (HUIZINGA, 1998) Através de sua aplicação em sala podemos sintetizar
analisar e manipular conceitos e saberes necessários á construção do
conhecimento histórico. Por meio do jogo os alunos são incentivados a superarem
obstáculos cognitivos e emocionais. (KISHIMORO, 2005).
Desta
forma concluídas as discussões da temática Mesopotâmia produzimos o Boliche
Histórico, uma lista de questões do capítulo referente às civilizações antigas adaptadas
ao jogo de Boliche. Cada pino correspondia a um ponto, logo se após as duas
jogadas o aluno acertasse a questão referente a temática trabalhada em sala
computava os pontos para sua equipe. Foi uma oportunidade impar para
analisarmos até que ponto estava o domínio das discussões sobre a Mesopotâmia
em sala. Muitos alunos afirmaram que foi uma atividade interessante, pois
puderam aprender brincando. Esta atividade foi realizada no dia 30/07/2014. Abaixo vocês poderão ter acesso a lista de questões produzida pelo PIBID/HISTÓRIA UEPB e aplicada com o Boliche Histórico.
Lista de questões sobre a Mesopotâmia.
1.
Qual
a origem e o que significa a palavra Mesopotâmia? De
origem grega e significa terra entre rios.
2.
Quais
os dois rios que cortavam a Mesopotâmia e sua importância para a região? Tigre
e Eufrates; irrigação da terra, prática da agricultura, evitava longos períodos
de fome tão comuns naqueles tempos.
3.
Qual
a principal característica da religião sumeriana?
Eles eram politeístas.
4.
Como
se chamavam os templos sumerianos? Zigurates
5.
Como
era visto o rei de uma cidade sumeriana? O rei era visto como
representante do deus da cidade, assim tinha direito á maior parte das terras e
dos bens (tais como alimentos e jóias) oferecidos aos deuses ou obtidos nas
guerras.
6.
Como
era denominada a escrita dos sumérios? Escrita Cuneiforme.
7.
Qual
a importância da escrita para a história da humanidade? A
escrita possibilitou á humanidade armazenar idéias e experiências e
transmiti-las ás novas gerações.
8.
Qual
o nome do código de leis criada por um famoso imperador babilônico?
Código de Hamurabi.
9.
Qual
das sete maravilhas do mundo antigo se localiza na Babilônia?
Jardins suspensos da Babilônia.
1.0 Que conseqüências a guerra dos EUA
contra o Iraque trouxe para o estado da história das civilizações antigas? Milhares
de objetos do Museu do Iraque foram saqueados, entre os quais dezenas de
esculturas assírias feitas de marfim.
11. Qual a principal característica das
cidades assírias? Eram cidades fortificadas por muralhas.
12. Como se davam as relações comerciais na
Mesopotâmia? Quase todo o comércio era à base de troca.
Contudo para facilitar as trocas a longa distância usavam pequenas barras de
ouro, prata ou cobre como moeda.
13. Havia diferenças entre as roupas dos
homens livres e escravos na Mesopotâmia?
14. Quais as primeiras cidades fundadas na
Mesopotâmia? Ur, uruk, Eridu e Lagash.
15. Cite alguns dos principais produtos
comercializados pelos povos Mesopotâmicos. Ouro, prata, cedro,
cipreste etc.
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