Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional
de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual Argemiro
de Figueiredo
Série: 7º ano do
Ensino Fundamental II Turma: E Turno: Tarde
Professor
Supervisor: Adjeferson Silva
Bolsistas:
Benvinda Josmicleime Gonçalves da Silva
Juliana Karol de Oliveira Falcão
Juliana Nascimento de Almeida
Tissiane Emanuella Albuquerque Gomes
Vanuza de Oliveira Barbosa
Conteúdo Programático:
ü Os
desdobramentos e implicações da Reforma Protestante.
Problematização:
ü Questionar
as matrizes teóricas do movimento religioso designado como Reforma Protestante,
bem como os temas imbricados em sua argumentação, oferecendo aos alunos a
possibilidade de conhecimento, reflexão e discussão acerca da referida temática.
Objetivo Geral:
ü Enfocar
o movimento religoso denominado de Reforma Protestante num universo dominado
pela Igreja Católica, para percepção de suas matrizes teóricas, além dos temas ligados
a essa discussão.
Objetivos Específicos:
ü Estudar
o que se configurou como a Reforma Protestante;
ü Argumentar
as causas que culminaram no movimento em foco;
ü Debater
acerca do reformador Martinho Lutero e sobre a Reforma Luterana;
ü Discutir
sobre o reformador João Calvino e a Reforma Calvinista;
ü Analisar
a Reforma Anglicana e o papel do rei inglês Henrique VIII na mesma.
Justificativa:
Esta aula se justifica tendo em
vista a importância em se ter conhecimento acerca da origem e dos princípios
doutrinários do movimento reformista que dividiu a cristandade entre Católicos
e Protestantes, fazendo surgir o Protestantismo. Dessa maneira, os alunos adquirem
conhecimento acerca dos segmentos religiosos que ainda se fazem presentes na
atualidade.
Metodologia:
ü Exposição
das princpais ideias da temática, bem como argumentação oral do texto através
do auxílio de slides, com vistas a promover a reflexão e o debate.
Recursos Didáticos:
ü Apostila
e Data Show.
Referência
Bibliográfica
BOULOS JÚNIOR,
Alfredo. História: sociedade &
cidadania. 2 ed. São Paulo: FTD, 2012. (7º ano).
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