domingo, 21 de setembro de 2014

Plano de aula: "A Reforma Protestante"

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual Argemiro de Figueiredo
Série: 7º ano do Ensino Fundamental II       Turma: E       Turno: Tarde
Professor Supervisor: Adjeferson Silva

Bolsistas:
Benvinda Josmicleime Gonçalves da Silva
Juliana Karol de Oliveira Falcão
Juliana Nascimento de Almeida
Tissiane Emanuella Albuquerque Gomes
Vanuza de Oliveira Barbosa

Conteúdo Programático:
ü  Os desdobramentos e implicações da Reforma Protestante.

Problematização:
ü  Questionar as matrizes teóricas do movimento religioso designado como Reforma Protestante, bem como os temas imbricados em sua argumentação, oferecendo aos alunos a possibilidade de conhecimento, reflexão e discussão acerca da referida temática.

Objetivo Geral:
ü  Enfocar o movimento religoso denominado de Reforma Protestante num universo dominado pela Igreja Católica, para percepção de suas matrizes teóricas, além dos temas ligados a essa discussão.

Objetivos Específicos:
ü  Estudar o que se configurou como a Reforma Protestante;
ü  Argumentar as causas que culminaram no movimento em foco;
ü  Debater acerca do reformador Martinho Lutero e sobre a Reforma Luterana;
ü  Discutir sobre o reformador João Calvino e a Reforma Calvinista;
ü  Analisar a Reforma Anglicana e o papel do rei inglês Henrique VIII na mesma.

Justificativa:
            Esta aula se justifica tendo em vista a importância em se ter conhecimento acerca da origem e dos princípios doutrinários do movimento reformista que dividiu a cristandade entre Católicos e Protestantes, fazendo surgir o Protestantismo. Dessa maneira, os alunos adquirem conhecimento acerca dos segmentos religiosos que ainda se fazem presentes na atualidade.

Metodologia:
ü  Exposição das princpais ideias da temática, bem como argumentação oral do texto através do auxílio de slides, com vistas a promover a reflexão e o debate.

Recursos Didáticos:
ü  Apostila e Data Show.

Referência Bibliográfica
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & cidadania. 2 ed. São Paulo: FTD, 2012. (7º ano).


Nenhum comentário:

Postar um comentário