segunda-feira, 15 de setembro de 2014

PLANO DE AULA SOBRE ENSINAMENTOS BUDISTAS E POEMAS

PIBID-HISTÓRIA-UEPB-2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA

PROFESSORA SUPERVISORA: IVANILDA
ALUNO PIBIDIANO: JÉSSICA SALVINO MENDES
TURMA: 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO: AULAS DE 50 MINUTOS

PLANO DE AULA



1. TEMA
Ensinamentos dos preceitos budista.
2. EIXO PROBLEMATIZADOR
            Analisar os ensinamentos da filosofia budista a partir da percepção dos alunos.
3. JUSTIFICATIVA
            O budismo preceito muito antigo, passa pelos questionamentos de lugar entre religião e filosofia. Trazer estes questionamentos para sala de aula, localizando sua emergência na China Medieval, é uma forma de compreender o outro, por meio dos ensinamentos que foram deixados e são seguidos ate hoje. A construção de poemas por parte dos alunos é uma estratégia de reunir os ensinamentos budistas a história e a literatura.  Proporcionando melhor por parte dos alunos.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Analisar através de aspetos históricos a emergência do budismo na China;
  • Trabalhar a interdisciplinaridade entre a história e a literatura, a partir da construção de poemas sobre os ensinamentos budistas;
  • Problematizar as questões do budismo enquanto filosofia de vida e religião;
5. METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·         Trabalhar de forma interdisciplinar a história em aproximação com a literatura.
6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·         Uso do poema Motivo da poetisa Cecília Meireles como referência estrutural para desenvolvimento dos poemas.
7. AVALIAÇÃO

·         Construção de poemas sobre os ensinamentos budistas por parte dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário