PIBID-HISTÓRIA-UEPB-2014
UNIVERSIDADE
ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA
INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA
PROFESSORA
SUPERVISORA: IVANILDA
ALUNO PIBIDIANO:
JÉSSICA SALVINO MENDES
TURMA: 7º ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO: AULAS
DE 50 MINUTOS
PLANO DE AULA
1.
TEMA
Ensinamentos
dos preceitos budista.
2.
EIXO PROBLEMATIZADOR
Analisar os
ensinamentos da filosofia budista a partir da percepção dos alunos.
3. JUSTIFICATIVA
O
budismo preceito muito antigo, passa pelos questionamentos de lugar entre
religião e filosofia. Trazer estes questionamentos para sala de aula,
localizando sua emergência na China Medieval, é uma forma de compreender o
outro, por meio dos ensinamentos que foram deixados e são seguidos ate hoje. A
construção de poemas por parte dos alunos é uma estratégia de reunir os
ensinamentos budistas a história e a literatura. Proporcionando melhor por parte dos alunos.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Analisar
através de aspetos históricos a emergência do budismo na China;
- Trabalhar
a interdisciplinaridade entre a história e a literatura, a partir da
construção de poemas sobre os ensinamentos budistas;
- Problematizar
as questões do budismo enquanto filosofia de vida e religião;
5. METODOLOGIA E RECURSOS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·
Trabalhar de forma interdisciplinar a
história em aproximação com a literatura.
6.
RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·
Uso do poema Motivo da poetisa Cecília Meireles como referência estrutural para
desenvolvimento dos poemas.
7.
AVALIAÇÃO
·
Construção de poemas sobre os
ensinamentos budistas por parte dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário