Role-playing game, também conhecido como RPG (em português: "jogo de interpretação de
personagens"), é um tipo de jogo em que os
jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas
colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de
regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem
improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o
jogo irá tomar.
Os RPGs são tipicamente mais
colaborativos e sociais do que competitivos. Um jogo típico une os seus
participantes em um único time que se aventura como um grupo. Um RPG raramente tem
ganhadores ou perdedores. Isso o torna fundamentalmente diferente de outros jogos de tabuleiro, jogos de cartas colecionáveis, esportes,
ou qualquer outro tipo de jogo. Como romances ou filmes, RPGs agradam porque
eles alimentam a imaginação, sem no entanto limitar o comportamento do jogador
a um enredo específico.
O RPG tem seu uso amplamente
incentivado pelo Ministério da Educação (MEC) como método de
ensino. É usado para aguçar a cooperação mútua e o raciocínio lógico dos alunos.
Foi partindo dessas características que resolvemos aplicar um RPG com os alunos
em sala no intuito de que através da narrativa e do cumprimento das tarefas
pudessem conhecer mais sobre o Egito Antigo, os alunos deveriam passar pela esfinge para que pudessem alcançar a pirâmide. A atividade foi aplicada no dia
27/08/2014.
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