domingo, 21 de setembro de 2014

Plano de aula: "Contra Reforma"

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual Argemiro de Figueiredo
Série: 7º ano do Ensino Fundamental II       Turma: E       Turno: Tarde
Professor Supervisor: Adjeferson Silva

Bolsistas:
Benvinda Josmicleime Gonçalves da Silva
Juliana Karol de Oliveira Falcão
Juliana Nascimento de Almeida
Tissiane Emanuella Albuquerque Gomes
Vanuza de Oliveira Barbosa

Conteúdo Programático:
ü  Os desdobramentos e encadeamentos da Contra-reforma.

Problematização:
ü  Questionar o movimento de reação da Igreja Católica – Contra-reforma ou Reforma Católica – frente ao avanço do protestantismo, bem como suas implicações na Europa, oferecendo aos alunos a possibilidade de conhecimento, reflexão e discussão acerca das abordagens que permeiam a referida temática.

Objetivo Geral:
ü  Enfocar a Contra-reforma destacando as implicações do movimento de reação contra a propagação do protestantismo iniciada no século XVI refletidas na Europa.

Objetivos Específicos:
ü  Explicar a Contra-Reforma como o movimento de reação da Igreja Católica à expansão do protestantismo;
ü  Discutir as deliberações empreendidas pela Igreja católica para combater o avanço do protestantismo;
ü  Inferir o papel da Companhia de Jesus na Contra-reforma.

Justificativa:
            Esta aula se justifica tendo em vista a importância em se ter conhecimento acerca da origem e dos princípios doutrinários que motivaram a reação da Igreja Católica diante da propagação do protestantismo, ramo do cristianismo que cresce em número de adeptos na atualidade.

Metodologia:
ü  Exposição das principais ideias da temática, bem como argumentação oral do texto através do auxílio de slides, com vistas a promover a reflexão e o debate.

Recursos Didáticos:
ü  Apostila e Data Show.

Referência Bibliográfica
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & cidadania. 2 ed. São Paulo: FTD, 2012. (7º ano).


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