Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional
de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual Argemiro
de Figueiredo
Série: 7º ano do
Ensino Fundamental II Turma: E Turno: Tarde
Professor
Supervisor: Adjeferson Silva
Bolsistas:
Benvinda Josmicleime Gonçalves da Silva
Juliana Karol de Oliveira Falcão
Juliana Nascimento de Almeida
Tissiane Emanuella Albuquerque Gomes
Vanuza de Oliveira Barbosa
Conteúdo Programático:
ü Os
desdobramentos e encadeamentos da Contra-reforma.
Problematização:
ü Questionar
o movimento de reação da Igreja Católica – Contra-reforma ou Reforma Católica –
frente ao avanço do protestantismo, bem como suas implicações na Europa, oferecendo
aos alunos a possibilidade de conhecimento, reflexão e discussão acerca das abordagens
que permeiam a referida temática.
Objetivo Geral:
ü Enfocar
a Contra-reforma destacando as implicações do movimento de reação contra a
propagação do protestantismo iniciada no século XVI refletidas na Europa.
Objetivos Específicos:
ü Explicar
a Contra-Reforma como o movimento de reação da Igreja Católica à expansão do
protestantismo;
ü Discutir
as deliberações empreendidas pela Igreja católica para combater o avanço do
protestantismo;
ü Inferir
o papel da Companhia de Jesus na Contra-reforma.
Justificativa:
Esta aula se justifica tendo em
vista a importância em se ter conhecimento acerca da origem e dos princípios
doutrinários que motivaram a reação da Igreja Católica diante da propagação do
protestantismo, ramo do cristianismo que cresce em número de adeptos na
atualidade.
Metodologia:
ü Exposição
das principais ideias da temática, bem como argumentação oral do texto através
do auxílio de slides, com vistas a promover a reflexão e o debate.
Recursos Didáticos:
ü Apostila
e Data Show.
Referência
Bibliográfica
BOULOS JÚNIOR,
Alfredo. História: sociedade &
cidadania. 2 ed. São Paulo: FTD, 2012. (7º ano).
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