segunda-feira, 15 de setembro de 2014

PLANO DE AULA - Olhar da mídia brasileira sobre a religião Islâmica

PIBID-HISTÓRIA-UEPB-2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA

PROFESSORA SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS BEZERRA
ALUNA PIBIDIANA: JÉSSICA SALVINO MENDES
TURMA: 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO: AULAS DE 50 MINUTOS

PLANO DE AULA
1. TEMA
Olhar da mídia brasileira
2. EIXO PROBLEMATIZADOR
Analisar o que a mídia brasileira, em particular os portais da internet produz sobre a religião islâmica localizada no Brasil.
3. JUSTIFICATIVA
Os meios de comunicação de uma forma geral são responsáveis por manter considerável parte da sociedade informada. Com o passar dos anos e as rápidas mudanças tecnológicas a internet passou a ser um dos meios de comunicação mais acessados. Muitos assuntos são abordados, dentre eles os religiosos. A exemplo disso tem-se o islamismo, que muitas vezes é noticiado de forma pejorativa na mídia, fazendo menção apenas ao lado negativo da religião.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Analisar o olhar que a mídia brasileira possui para com o Islamismo no Brasil, através dos portais de noticias da internet.
  • Compreender os diversos olhares que a mídia brasileira tem sobre a religião islâmica, sejam eles positivos ou negativos.
  • Entender porque e de onde partem esses olhares, principalmente ao longo dos últimos anos.
  • Contextualizar a situação do Islamismo no Brasil atual num recorte de tempo e espaço atual.
  • Identificar os sujeitos, os lugares e os aspectos positivos e negativos dos discursos da mídia.
  • Proporcionar a compreensão da diferença através do respeito ao outro, através dos mais diversos discursos.
  • Incentivar o olhar para o outro através da compreensão do lugar deste outro, de sua cultura e sua religião, seu modo de vida.
5. METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Uso do computador com acesso a internet para acesso aos portais de noticias, bem como um data show.
6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·         Computador;
·         Data Show
7. AVALIAÇÃO

·         Os alunos deveram produzir um álbum como recortes de imagens ligadas a noticias sobre o islamismo. Posteriormente eles devem escrever um texto expondo suas opiniões sobre o tema, aliando sempre este trabalho as explicações dadas na oficina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário