segunda-feira, 15 de setembro de 2014

PLANO DE AULA ACERCA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS


PIBID-HISTÓRIA-UEPB-2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA

PROFESSORA SUPERVISORA: IVANILDA
ALUNO PIBIDIANO: ARTHUR HENRIQUE TEIXEIRA FAUSTINO
TURMA: 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO: AULAS DE 50 MINUTOS

PLANO DE AULA
1. TEMA
Histórias em quadrinhos no Ensino de História
2. EIXO PROBLEMATIZADOR
A aula pretende demonstrar aos alunos a maior diversidade que existe no momento da aprendizagem, na proposta, com o uso das hqs.
3. JUSTIFICATIVA
De uma maneira simples e utilizando Desenhos conhecidos pela turma, em especial o anime japonês “Dragon Ball” podemos observar a união das historias em quadrinhos com a mitologia e a mentalidade da sociedade japonesa.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Analisar a filosofia por trás da obra.
  • Despertar nos alunos a curiosidade acerca de novas mentalidades, em especial a budista presente na obra.
  • Proporcionar melhor compreensão do conteúdo através de novas fontes de análise.
  • Incentivar o processo de ensino aprendizagem de forma atrativa.
  • Incentivar a criação de suas próprias mini-hqs.
5. METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·         Debate em sala de aula tendo como base slides demonstrativos acerca do tema. 
6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·         Notebook, data show, slides.
7. AVALIAÇÃO
·         Participação no debate em sala de aula e criação de mini-hqs em grupo.
8. REFERENCIAS
·         RAMOS, Paulo & VERGUEIRO, Waldomiro. Como usar as histórias em
quadrinhos na sala de aula. – 3. ed., 3ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2009

·         RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário