PIBID-HISTÓRIA-UEPB-2014
UNIVERSIDADE
ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA
INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA
PROFESSORA
SUPERVISORA: IVANILDA
ALUNO PIBIDIANO:
ARTHUR HENRIQUE TEIXEIRA FAUSTINO
TURMA: 7º ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO: AULAS
DE 50 MINUTOS
PLANO DE AULA
1.
TEMA
Histórias
em quadrinhos no Ensino de História
2.
EIXO PROBLEMATIZADOR
A
aula pretende demonstrar aos alunos a maior diversidade que existe no momento
da aprendizagem, na proposta, com o uso das hqs.
3. JUSTIFICATIVA
De
uma maneira simples e utilizando Desenhos conhecidos pela turma, em especial o
anime japonês “Dragon Ball” podemos observar a união das historias em
quadrinhos com a mitologia e a mentalidade da sociedade japonesa.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Analisar
a filosofia por trás da obra.
- Despertar
nos alunos a curiosidade acerca de novas mentalidades, em especial a
budista presente na obra.
- Proporcionar
melhor compreensão do conteúdo através de novas fontes de análise.
- Incentivar
o processo de ensino aprendizagem de forma atrativa.
- Incentivar
a criação de suas próprias mini-hqs.
5. METODOLOGIA E RECURSOS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·
Debate em sala de aula tendo como base
slides demonstrativos acerca do tema.
6.
RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·
Notebook, data show, slides.
7.
AVALIAÇÃO
·
Participação no debate em sala de aula e
criação de mini-hqs em grupo.
8. REFERENCIAS
·
RAMOS,
Paulo & VERGUEIRO, Waldomiro. Como usar as histórias em
quadrinhos na sala de aula. – 3. ed., 3ª
reimpressão – São Paulo: Contexto, 2009
·
RAMOS,
Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário