Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual Argemiro de Figueiredo
Série: 7º ano do Ensino Fundamental
II Turma: E Turno: Tarde
Professor Supervisor: Adjeferson
Silva
Bolsistas:
Benvinda
Josmicleime Gonçalves da Silva
Juliana
Karol de Oliveira Falcão
Juliana
Nascimento de Almeida
Tissiane
Emanuella Albuquerque Gomes
Vanuza
de Oliveira Barbosa
Plano de aula
Conteúdo programático:
Reforma e Contra reforma (“Quem disse o que”)
Problematização: Analisar
a capacidade do alunado acerca da compreensão das principais causas e fatores
que levaram cada personagem da reforma e contra reforma tomarem decisões
extremas, oferecendo aos alunos novos mecanismos de conhecimento e reflexões.
Objetivo geral:
Aborda as principais características dos reformadores e contra reformadores do
catolicismo.
Objetivos específicos:
ü
Estudar as características estabelecidas Pelo
Papa Paulo III ao catolicismo;
ü
Explanar os atos e atitudes de Lutero;
ü
Discutir as correntes pós-luteranas;
Justificativa: Esta
aula se justifica em vista de uma maior absorção da temática em foco pelos
alunos. Dessa forma, o alunado compreende as características que marcaram a
reforma e contra reforma, mostrando suas consequências e desfechos.
Metodologia: exposição
das principais características em palta, por meio de uma coluna classificatória
entre Papa Paulo III, Lutero, João Calvino e Henrique III.
Recursos didáticos: Quadro
constituído por isopor com imagens de nomes de personagens da Reforma e Contra
Reforma.
Referência
Bibliográfica:
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & cidadania. 2
ed. São Paulo: FTD, 2012. (7º ano).
Nenhum comentário:
Postar um comentário