domingo, 21 de setembro de 2014

Plano de aula: Oficina de Poesia

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual Argemiro de Figueiredo
Série: 7º ano do Ensino Fundamental II       Turma: E       Turno: Tarde
Professor Supervisor: Adjeferson Silva

Bolsistas:
Benvinda Josmicleime Gonçalves da Silva
Juliana Karol de Oliveira Falcão
Juliana Nascimento de Almeida
Tissiane Emanuella Albuquerque Gomes
Vanuza de Oliveira Barbosa

Plano de aula
Conteúdo programático: Renascimento (Oficina Pedagógica)
 Problematização: De que forma o casamento era enxergado na Idade Média e quais são as rupturas e continuidades acercar das práticas e discursos sobre o mesmo.
Objetivo geral: Analisar as características do casamento na Idade Média, por meio das pinturas.
Objetivos específicos:
ü  Estuar as peculiaridades da obra de arte que aborda o tema em questão;
ü  Discutir da sociedade medieval e atual a cerca do ritual matrimonial;
ü  Compreender a relação de algumas obras e seus criadores;
Justificativa: A aula tem como justificativa provocar inquietação nos alunos fazendo os perceber que as dinâmicas sociais se metamorfoseiam e permanecem de acordo com os interesses que as rodeiam, portanto, por meio da analise de obras e construção pensamos em provocar o senso critico do alunado.
Metodologia: Daremos inicio a aula com a apresentação e crítica da obra “O casamento de Arnolfini”. Serão um espaço aberto de debate onde os alunos apresentaram suas dúvidas e curiosidades sobre a pintura e as características sociais, culturais, e econômicas que a mesma aborda. Em seguida o grupo irá dividir-se em 2 e cada qual irá produzir um poema sobre o casamento na Idade Média e o casamento na atualidade.
Recursos didáticos: Pintura, Folhas, Lapis.
Referência Bibliográfica:

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & cidadania. 2 ed. São Paulo: FTD, 2012. (7º ano).

Nenhum comentário:

Postar um comentário