Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual Argemiro de Figueiredo
Série: 7º ano do Ensino Fundamental
II Turma: E Turno: Tarde
Professor Supervisor: Adjeferson
Silva
Bolsistas:
Benvinda
Josmicleime Gonçalves da Silva
Juliana
Karol de Oliveira Falcão
Juliana
Nascimento de Almeida
Tissiane
Emanuella Albuquerque Gomes
Vanuza
de Oliveira Barbosa
Plano de aula
Conteúdo programático:
Renascimento (Oficina Pedagógica)
Problematização:
De que forma o casamento era enxergado na Idade Média e quais são as rupturas
e continuidades acercar das práticas e discursos sobre o mesmo.
Objetivo geral: Analisar
as características do casamento na Idade Média, por meio das pinturas.
Objetivos específicos:
ü
Estuar as peculiaridades da obra de arte que
aborda o tema em questão;
ü
Discutir da sociedade medieval e atual a cerca
do ritual matrimonial;
ü
Compreender a relação de algumas obras e seus
criadores;
Justificativa:
A aula tem como justificativa provocar inquietação nos alunos fazendo os
perceber que as dinâmicas sociais se metamorfoseiam e permanecem de acordo com
os interesses que as rodeiam, portanto, por meio da analise de obras e construção
pensamos em provocar o senso critico do alunado.
Metodologia: Daremos
inicio a aula com a apresentação e crítica da obra “O casamento de Arnolfini”. Serão
um espaço aberto de debate onde os alunos apresentaram suas dúvidas e
curiosidades sobre a pintura e as características sociais, culturais, e econômicas
que a mesma aborda. Em seguida o grupo irá dividir-se em 2 e cada qual irá
produzir um poema sobre o casamento na Idade Média e o casamento na atualidade.
Recursos didáticos: Pintura,
Folhas, Lapis.
Referência
Bibliográfica:
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & cidadania. 2
ed. São Paulo: FTD, 2012. (7º ano).
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