Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual Argemiro de Figueiredo
Série: 7º ano do Ensino Fundamental
II Turma: E Turno: Tarde
Professor Supervisor: Adjeferson
Silva
Bolsistas:
Benvinda
Josmicleime Gonçalves da Silva
Juliana
Karol de Oliveira Falcão
Juliana
Nascimento de Almeida
Tissiane
Emanuella Albuquerque Gomes
Vanuza
de Oliveira Barbosa
Plano de aula
Conteúdo programático:
Renascimento e Humanismo (Jogo do “Artedó”).
Problematização: De
que maneira o pensamento artístico gerou transformações em meio ao cultural,
social e econômico em cidades da Itália e em varias outras regiões da Europa a
partir do século XIV.
Objetivo geral: Analisar
as características do Renascimento e do Humanismo.
Objetivos específicos:
ü
Estuar as peculiaridades de cada artista, seja
ele, pintor, escultor ou escritor;
ü
Discutir o papel de algumas obras para a
sociedade;
ü
Compreender a relação de algumas obras e seus
criadores;
Justificativa:
Se o renascimento foi um marco na história, por gerar grandes e profundas
mudanças, tanto na mentalidade da sociedade da época como também no âmbito
artístico em geral. A presente aula tem como justificativa analisar por meio do
“Artedó” como tais mudanças afetaram os meios artísticos, sócias, culturais e
econômicos daquele período.
Metodologia: Dar
início à ministração da aula com a dinâmica do “Artedó”, procurando revisar com
o alunado a temática já estudada, de maneira descontraída e buscando através
destes mecanismos mais inovadores uma maior interação e compreensão por parte
dos alunos.
Recursos didáticos: Um
jogo de dominó criado com personagem e caraterística da arte do renascimento.
Referência
Bibliográfica:
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & cidadania. 2
ed. São Paulo: FTD, 2012. (7º ano).
Nenhum comentário:
Postar um comentário