domingo, 21 de setembro de 2014

Plano de aula: "artedó"

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual Argemiro de Figueiredo
Série: 7º ano do Ensino Fundamental II       Turma: E       Turno: Tarde
Professor Supervisor: Adjeferson Silva

Bolsistas:
Benvinda Josmicleime Gonçalves da Silva
Juliana Karol de Oliveira Falcão
Juliana Nascimento de Almeida
Tissiane Emanuella Albuquerque Gomes
Vanuza de Oliveira Barbosa

Plano de aula
Conteúdo programático: Renascimento e Humanismo (Jogo do “Artedó”).
Problematização: De que maneira o pensamento artístico gerou transformações em meio ao cultural, social e econômico em cidades da Itália e em varias outras regiões da Europa a partir do século XIV.
Objetivo geral: Analisar as características do Renascimento e do Humanismo.
Objetivos específicos:
ü  Estuar as peculiaridades de cada artista, seja ele, pintor, escultor ou escritor;
ü  Discutir o papel de algumas obras para a sociedade;
ü  Compreender a relação de algumas obras e seus criadores;
Justificativa: Se o renascimento foi um marco na história, por gerar grandes e profundas mudanças, tanto na mentalidade da sociedade da época como também no âmbito artístico em geral. A presente aula tem como justificativa analisar por meio do “Artedó” como tais mudanças afetaram os meios artísticos, sócias, culturais e econômicos daquele período.
Metodologia: Dar início à ministração da aula com a dinâmica do “Artedó”, procurando revisar com o alunado a temática já estudada, de maneira descontraída e buscando através destes mecanismos mais inovadores uma maior interação e compreensão por parte dos alunos.
Recursos didáticos: Um jogo de dominó criado com personagem e caraterística da arte do renascimento.
Referência Bibliográfica:
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & cidadania. 2 ed. São Paulo: FTD, 2012. (7º ano).



Nenhum comentário:

Postar um comentário