domingo, 21 de setembro de 2014

Plano de aula: "5 das 95 teses de Lutero"

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual Argemiro de Figueiredo
Série: 7º ano do Ensino Fundamental II       Turma: E       Turno: Tarde
Professor Supervisor: Adjeferson Silva

Bolsistas:
Benvinda Josmicleime Gonçalves da Silva
Juliana Karol de Oliveira Falcão
Juliana Nascimento de Almeida
Tissiane Emanuella Albuquerque Gomes
Vanuza de Oliveira Barbosa

Plano de aula
Conteúdo programático: Reforma e Contra reforma (“ 5 das 95”).
Problematização: Compreender o porquê e quais os motivos que levaram Lutero a se distanciar da Igreja Católica e formula as 95 teses.
Objetivo geral: Apresentar as discordâncias de Lutero formuladas nas 95 teses.
Objetivos específicos:
ü  Salientar os protestos e descontentamentos de Lutero perante o catolicismo;
ü  Compreender as 5 teses;
ü  Debater acerca das oposições luteranas;
Justificativa: Tendo em vista o descontentamento de um padre perante os preceitos e atitudes de uma corrente religiosa (catolicismo), juntamente sua busca por mudanças para o que considerava errado. Esta aula busca por meio dessa dinâmica promover um maior senso crítico no alunado, mostrando as diferentes visões existentes sobre um determinado assunto. Possibilitando ao alunado um maior senso crítico dos âmbitos sociais, cultural e também político.
Metodologia: Explanar o conteúdo de maneira simples e descontraída, utilizando a dinâmica para obter uma maior interação com o alunado, e assim um maior interesse dos mesmos.
Recursos didáticos: Quadro com a seleção de algumas teses de Lutero.
Referência Bibliográfica:
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & cidadania. 2 ed. São Paulo: FTD, 2012. (7º ano).








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