Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual Argemiro de Figueiredo
Série: 7º ano do Ensino Fundamental
II Turma: E Turno: Tarde
Professor Supervisor: Adjeferson
Silva
Bolsistas:
Benvinda
Josmicleime Gonçalves da Silva
Juliana
Karol de Oliveira Falcão
Juliana
Nascimento de Almeida
Tissiane
Emanuella Albuquerque Gomes
Vanuza
de Oliveira Barbosa
Plano de aula
Conteúdo programático: Reforma
e Contra reforma (“ 5 das 95”).
Problematização:
Compreender o porquê e quais os motivos que levaram Lutero a se distanciar da
Igreja Católica e formula as 95 teses.
Objetivo geral:
Apresentar as discordâncias de Lutero formuladas nas 95 teses.
Objetivos específicos:
ü
Salientar os protestos e descontentamentos de
Lutero perante o catolicismo;
ü
Compreender as 5 teses;
ü
Debater acerca das oposições luteranas;
Justificativa:
Tendo em vista o descontentamento de um padre perante os preceitos e atitudes
de uma corrente religiosa (catolicismo), juntamente sua busca por mudanças para
o que considerava errado. Esta aula busca por meio dessa dinâmica promover um
maior senso crítico no alunado, mostrando as diferentes visões existentes sobre
um determinado assunto. Possibilitando ao alunado um maior senso crítico dos
âmbitos sociais, cultural e também político.
Metodologia:
Explanar o conteúdo de maneira simples e descontraída, utilizando a dinâmica
para obter uma maior interação com o alunado, e assim um maior interesse dos
mesmos.
Recursos didáticos: Quadro
com a seleção de algumas teses de Lutero.
Referência
Bibliográfica:
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & cidadania. 2
ed. São Paulo: FTD, 2012. (7º ano).
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