segunda-feira, 15 de setembro de 2014

JOGO: “INDICIOS DA HISTÓRIA/ISLAMISMO”

PIBID-HISTÓRIA-UEPB-2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA

COORDENADORA DE ÁREA: AURICÉLIA LOPES PEREIRA

PROFESSORA SUPERVISORA: IVANILDA MATIAS BEZERRA
ALUNOS PIBIDIANOS: JÉSSICA SALVINO MENDES
                          WESLEY RANGEL
                             ARTHUR TEIXEIRA
                  ALEKS SILVA
          ALZIMAR
TURMA: 7º ANO “f” DO ENSINO FUNDAMENTAL

JOGO: “INDICIOS DA HISTÓRIA/ISLAMISMO”

      1.      REGRAS DO JOGO:
Dois jogadores
 Ambos precisam visitar a cidade de Meca onde esta localizado o templo religioso da Caaba, e tocar na Pedra Negra.Mas para tanto necessitam de sua ajuda. Desvende os três indícios escondidos em meio há regiões de deserto, estepe e oásis. 
      2.      QUEM VENCE O JOGO
Vence o jogo quem desvendar os indícios soltos e chegar primeiro no templo Caaba para tocar a Pedra Negra.

      3.      COMPONENTES:
·         Um tabuleiro feito de compensado;
·         Um mapa representando a Península Arábica, feito de papel cartão nas cores: amarelo (estepe) laranja (deserto) verde (oásis) azul Mar vermelho Oceano Índico e Golfo Pérsico;
·         Um dado, contendo as seguintes direções: avance duas cidades, volte uma cidade, fique na cidade onde esta, volte duas cidades, avance uma cidade, fique na cidade onde esta;
·         Cartõezinhos feitos de papel correspondentes às cores das regiões, representando os indícios.
·         Duas pessoas, representando cada uma um grupo.

      4.      COMO JOGAR:
·         Os dois jogadores deveram posicionar seus personagens na cidade de saída (Aqaba);
·         Devem responder tirar no par ou ímpar para verem quem começa jogando o dado, dando inicio a partida;
·         Uma vez na cidade indicada pela direção que o dado deu, os jogadores devem desvendar os indícios deixados pelo caminho.
·         Os jogadores possuem liberdade para passar os índicos ao colega de jogo, caso não saiba desvendá-lo;
·         O jogador que errar ao desvendar o “mistério” fica uma rodada sem jogar;
·         O jogador que acertar o “mistério” segue no jogo normalmente, a cada rodada joga o dado e segue sua direção.

DICA: Cada região, bem como cada indico corresponde a um nível de dificuldade. Deserto (laranja) corresponde ao nível difícil, O estepe (amarelo) corresponde ao nível médio e o oásis (verde) corresponde ao nível fácil.

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