UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CAMPINA GRANDE, PB
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DE APLICAÇÃO
PROFESSOR SUPERVISOR: RAYMUNDO CANDIDO
BOLSISTAS: ARTHUR RODRIGUES, ÍTALO PEREIRA, KALENYA KELLY, MARIA
HELENA E MATHEUS PEREIRA
SÉRIE:
6 E
PLANO DE AULA
TEMA:
OBJETIVO GERAL:
Discutir a contribuição
fenícia para a língua latina a partir da criação do alfabeto fonético, que veio
com a necessidade de facilitar o comércio e agilizar a comunicação com os
outros povos, um sistema de escrita prático e que cada sinal passou a
corresponder a um som e não uma ideia. Problematizando também a atividade
artesanal desses povos dando destaque a invenção dos vidros e a tintar púrpura,
atribuída aos fenícios. Tendo como base que A
fenícia, era tida como terra de marinheiros e comerciantes e que se localizava, entre o Mar Mediterrâneo e as montanhas do Líbano.
Atualmente essa região corresponde ao Líbano e a parte da Síria.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Mostrar a importância do alfabeto fonético e sua
contribuição na facilidade de comunicação com outros povos;
- Compreender como o artesanato proporcionou papel de
destaque ao fenícios a ponto de serem conhecidos como os “inventores” dos
vidros;
-Abordar como as cidade - estados se organizavam.
METODOLOGIA
Aula expositiva e dialogada com a aplicação de jogos sobre a
temática em sala e leitura coletiva.
RECURSOS DIDÁTICOS
Livro didático, Jogos
REFERÊNCIAS
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania.
Edição reformulada, 6º ano. 2º Edição. São Paulo: FTD, 2012. p. 120-143.
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