Uma das primeiras discussões presentes no currículo de
história para o Ensino Fundamental é a questão sobre o que é história? Desta forma,
trabalhando com uma turma de 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental de
Aplicação em Campina Grande, resolvemos promover a confecção de museus vivos
com os alunos, a produção se deu da seguinte forma: os alunos levaram caixas de
sapato para escola, as caixas foram ornamentadas de diversas formas pelos
alunos, após isso eles arquivaram em suas caixas objetos pessoais que de alguma
forma marcaram suas memórias, os objetos foram diversos, desde pequenas peças
de roupas, fotos, carrinhos e bonecas.
Estando as caixas organizadas os alunos apresentaram para
turma suas respectivas caixas no intuito de buscarem relatar a história de cada
objeto daquele e que significado detinha, a ideia partiu da observação de que
ao lado da escola existe um museu mantido pela Universidade Estadual da Paraíba
e que estava em exposição uma amostra dos objetos pessoais da carreira de
Jackson do Pandeiro, o paraibano de Alagoa Grande, logo os alunos foram
colocados diante da necessidade de como diria Philippe Ariés: “arquivar a
própria vida” a se compreenderem entanto sujeitos históricos. A atividade foi
realizada no dia 21/05/2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário