Sabemos que um dos principais desafios no que diz respeito ao ensino de história é proporcionarmos o desenvolvimento das habilidades e competências de nossos educandos, os levando a se perceberem enquanto sujeitos históricos. Partindo destas premissas realizamos uma oficina de produção de fotobiografias que se constituíam em uma espécie de álbum de fotografias onde os alunos deveriam relacionar fotos que marcaram suas vidas com o contexto histórico onde estavam inseridos, desta forma os alunos foram levados a se perceberem enquanto produtores de História através de um relato de suas memórias, quebrando com o paradigma tradicional de que a história é a narrativa dos "grandes fatos na vida dos grandes homens". As fotobiografias eram construídas através de uma coletânea de fotos que retratavam diversas fases da vida dos alunos, as quais eles atribuíram pequenas descrições buscando relacioná-las com o que ocorria em sua cidade ou país na época. Foi um momento salutar para um maior aprofundamento da relação entre o professor supervisor, bolsistas PIBID e alunos, no sentido em que a aula se transformou em um momento de partilha de diferentes histórias de vida. A atividade foi realizada entre os dias 14 e 21 de maio de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário