segunda-feira, 15 de setembro de 2014

PLANO DE AULA DA DAMA HUMANA

PIBID-HISTÓRIA-UEPB-2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA

PROFESSORA SUPERVISORA: IVANILDA
ALUNO PIBIDIANO: JÉSSICA SALVINO MENDES
TURMA: 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO: AULAS DE 50 MINUTOS

PLANO DE AULA



1. TEMA
As Cruzadas.
2. EIXO PROBLEMATIZADOR
            Analisar questões de alteridade entre as diferenças culturais entre muçulmanos e cristãos no contexto das Cruzadas.
3. JUSTIFICATIVA
            As modificações ocorridas no feudalismo no século XI trouxeram algumas mudanças de aspectos econômicos, sociais e culturais para Europa medieval. Sob domínio da religião católica parte dos países deste continente se uniram em busca da superação das mudanças estruturais ocorridas. As Cruzadas, foram  alternativas estratégicas utilizadas  para reestabelecer e aprimorar tais mudanças, pois além de escoar o número de pessoas em decorrência do aumento populacional, trazia com a tomada de Jerusalém para os cristãos muitas riquezas e prestigio para a igreja Católica. Trabalhar estas aspectos através do jogo de tabuleiro “Dama humana” possibilita melhor forma de ensino- aprendizagem.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Analisar através de aspectos históricos o contexto das Cruzadas e os atuais conflitos entre muçulmanos e cristãos;
  • Trabalhar um jogo de tabuleiro humano analisando questões que envolvem as problemáticas, continuidades e descontinuidades do período histórico das Cruzadas;
  • Problematizar as relações de poder estabelecidas entre cristãos e muçulmanos.
5. METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·         Trabalho com filme “Cruzada” desconstruindo alguns aspectos, percebendo continuidades dos conflitos entre muçulmanos e cristãos, através das questões lúdicas que o jogo permite.
6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·         Uso do filme “Cruzada” (2005) e construção do Jogo “Dama Humana”
7. AVALIAÇÃO

·         Avaliação será possível através da dinâmica do jogo em relação com a temática proposta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário