PIBID-HISTÓRIA-UEPB-2014
UNIVERSIDADE
ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA
INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA
PROFESSORA
SUPERVISORA: IVANILDA
ALUNO PIBIDIANO:
JÉSSICA SALVINO MENDES
TURMA: 7º ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO: AULAS
DE 50 MINUTOS
PLANO DE AULA
1.
TEMA
As
Cruzadas.
2.
EIXO PROBLEMATIZADOR
Analisar questões
de alteridade entre as diferenças culturais entre muçulmanos e cristãos no
contexto das Cruzadas.
3. JUSTIFICATIVA
As
modificações ocorridas no feudalismo no século XI trouxeram algumas mudanças de
aspectos econômicos, sociais e culturais para Europa medieval. Sob domínio da
religião católica parte dos países deste continente se uniram em busca da
superação das mudanças estruturais ocorridas. As Cruzadas, foram alternativas estratégicas utilizadas para reestabelecer e aprimorar tais mudanças,
pois além de escoar o número de pessoas em decorrência do aumento populacional,
trazia com a tomada de Jerusalém para os cristãos muitas riquezas e prestigio
para a igreja Católica. Trabalhar estas aspectos através do jogo de tabuleiro
“Dama humana” possibilita melhor forma de ensino- aprendizagem.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Analisar
através de aspectos históricos o contexto das Cruzadas e os atuais
conflitos entre muçulmanos e cristãos;
- Trabalhar
um jogo de tabuleiro humano analisando questões que envolvem as problemáticas,
continuidades e descontinuidades do período histórico das Cruzadas;
- Problematizar
as relações de poder estabelecidas entre cristãos e muçulmanos.
5. METODOLOGIA E RECURSOS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·
Trabalho com filme “Cruzada”
desconstruindo alguns aspectos, percebendo continuidades dos conflitos entre
muçulmanos e cristãos, através das questões lúdicas que o jogo permite.
6.
RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·
Uso do filme “Cruzada” (2005) e
construção do Jogo “Dama Humana”
7.
AVALIAÇÃO
·
Avaliação será possível através da
dinâmica do jogo em relação com a temática proposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário