domingo, 21 de setembro de 2014

Plano de aula: "A jornada"

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual Argemiro de Figueiredo
Série: 7º ano do Ensino Fundamental II       Turma: E       Turno: Tarde
Professor Supervisor: Adjeferson Silva

Bolsistas:
Benvinda Josmicleime Gonçalves da Silva
Juliana Karol de Oliveira Falcão
Juliana Nascimento de Almeida
Tissiane Emanuella Albuquerque Gomes
Vanuza de Oliveira Barbosa

Plano de aula
Conteúdo programático: Reforma e Contra Reforma (“A Jornada”).
Problematização: Como a Reforma e a Contra Reforma repercutiu de distintas formas em diversos países europeus.
Objetivo geral: Compreender as distintas temporalidades existentes da Reforma de país para país.
Objetivos específicos:
ü  Estudar a repercussão do movimento reformista ao longo do tempo;
ü  Analisar o contexto da Reforma para cada grupo da sociedade;
ü  Discutir como se deu cada mudança do movimento nos países;
Justificativa: Se a maneira como as mudanças da Reforma foram tomadas por diferentes formas de pensar, porém, reunindo muitos fieis a favor dos pensamentos luteranos. Esta dinâmica tem como finalidade torna claro na compreensão dos alunos o porquê tal reforma conseguiu reunir tantos fieis, mostrando para o alunado uma diferente forma de encarar e ver esse contexto histórico, capacitando-os a obter um maior conhecimento e elementos para uma maior discursão e reflexão da temática.
Metodologia: Realizar a dinâmica de uma maneira clara e descontraída, realizando através de “A Jornada” uma caminhada por locais onde as características da reforma trouxeram modificações e locais onde permaneceram preceitos e atitudes do catolicismo.
Recursos didáticos: Mapa elaborado para a realização da dinâmica, juntamente com uma história criada para situar as cidades europeias modificadas pelo movimento. 
Referência Bibliográfica:
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & cidadania. 2 ed. São Paulo: FTD, 2012. (7º ano).












Nenhum comentário:

Postar um comentário