Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (CEDUC)
Departamento de História
Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência - PIBID/CAPES
Escola Estadual Argemiro de Figueiredo
Série: 7º ano do Ensino Fundamental
II Turma: E Turno: Tarde
Professor Supervisor: Adjeferson
Silva
Bolsistas:
Benvinda
Josmicleime Gonçalves da Silva
Juliana
Karol de Oliveira Falcão
Juliana
Nascimento de Almeida
Tissiane
Emanuella Albuquerque Gomes
Vanuza
de Oliveira Barbosa
Plano de aula
Conteúdo programático: Reforma
e Contra Reforma (“A Jornada”).
Problematização:
Como a Reforma e a Contra Reforma repercutiu de distintas formas em diversos
países europeus.
Objetivo geral: Compreender
as distintas temporalidades existentes da Reforma de país para país.
Objetivos específicos:
ü
Estudar a repercussão do movimento reformista ao
longo do tempo;
ü
Analisar o contexto da Reforma para cada grupo
da sociedade;
ü
Discutir como se deu cada mudança do movimento
nos países;
Justificativa:
Se a maneira como as mudanças da Reforma foram tomadas por diferentes formas de
pensar, porém, reunindo muitos fieis a favor dos pensamentos luteranos. Esta
dinâmica tem como finalidade torna claro na compreensão dos alunos o porquê tal
reforma conseguiu reunir tantos fieis, mostrando para o alunado uma diferente
forma de encarar e ver esse contexto histórico, capacitando-os a obter um maior
conhecimento e elementos para uma maior discursão e reflexão da temática.
Metodologia: Realizar
a dinâmica de uma maneira clara e descontraída, realizando através de “A
Jornada” uma caminhada por locais onde as características da reforma trouxeram
modificações e locais onde permaneceram preceitos e atitudes do catolicismo.
Recursos didáticos: Mapa
elaborado para a realização da dinâmica, juntamente com uma história criada
para situar as cidades europeias modificadas pelo movimento.
Referência
Bibliográfica:
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & cidadania. 2
ed. São Paulo: FTD, 2012. (7º ano).
Nenhum comentário:
Postar um comentário