PIBID-HISTÓRIA-UEPB-2014
UNIVERSIDADE
ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA
INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA
PROFESSORA
SUPERVISORA: IVANILDA
ALUNO PIBIDIANO:
JÉSSICA SALVINO MENDES
TURMA: 7º ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO: AULAS
DE 50 MINUTOS
PLANO DE AULA
1.
TEMA
Invenções
da China Medieval
2.
EIXO PROBLEMATIZADOR
Analisar como
muitos dos utensílios utilizados em nosso dia-a-dia possui uma historicidade e
uma emergência na China Medieval.
3. JUSTIFICATIVA
Os utensílios e objetos utilizados que
fazemos uso em nosso cotidiano possuem uma historicidade. Muitos desses objetos
como o papel, a pólvora, o papel moeda e a escova de dente, por exemplo, tão
familiarizados em nosso dia-a-dia tem sua emergência na China Medieval. É
preciso compreender este processo de situar historicamente em tempo e lugar
estas invenções para que se possibilite uma aproximação com o outro, com o
diferente, criando a partir de objetos diários uma ponte para esta aproximação.
Apresentar tais questões por meio da dinâmica “Mímica das Invenções/China
Medieval” foi uma maneira agradável e interativa de proporcionar melhor
compreensão da abordagem.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Analisar
através de aspetos históricos como se deu a emergência de objetos
utilizados na atualidade;
- Situar
tais invenções em uma dimensão de espaço e lugar;
- Problematizar
as questões de alteridade e de compreensão do outro;
- Apresentar
a abordagem proposta de forma interativa.
5. METODOLOGIA E RECURSOS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·
Dinâmica mímica feita a partir de
apresentação, realizada através de uma pesquisa prévia por parte dos alunos.
6.
RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·
Uso do livro didático, computador com
acesso a internet.
7.
AVALIAÇÃO
·
Cada acerto feito pelos alunos dos aspectos
históricos e culturais das invenções chinesas será, atribuído uma pontuação
extra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário