segunda-feira, 15 de setembro de 2014

PLANO DE AULA DAS INVENÇÕES DA CHINA MEDIEVAL

PIBID-HISTÓRIA-UEPB-2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

ESCOLA: E.E.E.F.M. PROFESSOR RAUL CÓRDULA

PROFESSORA SUPERVISORA: IVANILDA
ALUNO PIBIDIANO: JÉSSICA SALVINO MENDES
TURMA: 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO: AULAS DE 50 MINUTOS

PLANO DE AULA



1. TEMA
Invenções da China Medieval
2. EIXO PROBLEMATIZADOR
            Analisar como muitos dos utensílios utilizados em nosso dia-a-dia possui uma historicidade e uma emergência na China Medieval.
3. JUSTIFICATIVA
Os utensílios e objetos utilizados que fazemos uso em nosso cotidiano possuem uma historicidade. Muitos desses objetos como o papel, a pólvora, o papel moeda e a escova de dente, por exemplo, tão familiarizados em nosso dia-a-dia tem sua emergência na China Medieval. É preciso compreender este processo de situar historicamente em tempo e lugar estas invenções para que se possibilite uma aproximação com o outro, com o diferente, criando a partir de objetos diários uma ponte para esta aproximação. Apresentar tais questões por meio da dinâmica “Mímica das Invenções/China Medieval” foi uma maneira agradável e interativa de proporcionar melhor compreensão da abordagem. 
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Analisar através de aspetos históricos como se deu a emergência de objetos utilizados na atualidade;
  • Situar tais invenções em uma dimensão de espaço e lugar;
  • Problematizar as questões de alteridade e de compreensão do outro;
  • Apresentar a abordagem proposta de forma interativa.
5. METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·         Dinâmica mímica feita a partir de apresentação, realizada através de uma pesquisa prévia por parte dos alunos.
6. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·         Uso do livro didático, computador com acesso a internet.
7. AVALIAÇÃO

·         Cada acerto feito pelos alunos dos aspectos históricos e culturais das invenções chinesas será, atribuído uma pontuação extra. 

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